quinta-feira, 28 de julho de 2011

Surf - Surf na Pororoca

Guga na Pororoca   topwings.blogspot
Nil Farias
A pororoca é um fenômeno natural que ocorre nos estados brasileiros do Amapá, Pará e Maranhão durantes as mudanças das fases da Lua, principalmente nos equinócios de fevereiro a maio e agosto a setembro. Durante a Lua cheia e nova nos períodos de maré viva a pororoca se intensifica.A palavra pororoca se originou do dialeto indígena do baixo rio Amazonas do termo “poroc poroc” que significa “grande estrondo ou destruidor.matéria completa em mais informações. 
foto : craud.net
E não é a toa que os indígenas chamam de grande estrondo, o barulho pode ser ouvido a uma grande distancia e detectado um bom tempo antes da primeira onda chegar.
A pororoca tem inicio quando a água doce do rio encontra a salgada do mar, mas até esse momento nada de mais. Mas devido às grandes forças gravitacionais que a Lua exerce sobre a Terra em determinadas épocas do ano a vazante do rio é vencida pela maré alta do mar, que por sua vez adentra rio acima formando uma corrente inversa ao fluxo normal do rio.

Nil Farias - Foto Lúcio Costa
foto - surfpoint

Toda essa força que entra rio acima enfrenta a força contrária da água doce e esse confronto gera grandes ondas que podem ter quilômetros de largura se estendendo de uma margem a outra.

foto : probruno.blogspot
Essas poderosas ondulações sobem os rios em velocidade de até 50 km/h e chegam a ter até seis metros de altura.
Esse espetáculo é belo e ao mesmo tempo assustador, pois a força das ondas derrubam árvores e desbarrancam as margens dos rios. Também traz estragos para as populações ribeirinhas, que sempre tentam se preparar para esse evento.
Entrevista : Lúcio Costa

Um comentário:

  1. estou fazendo trabalho sobre isso,é muito dificil :D mais é legal !!!

    ResponderExcluir