sábado, 30 de julho de 2011

Ventos e Velas - Regata Dragão do Mar

 Foto Lúcio Costa
Regata Dragão do Mar marca tradição cultural cearense.um total de 250 pessoas, entre pescadores e jangadeiros, participarão da competição marítima .As embarcações percorrerão a faixa litorânea que vai da Enseada do Mucuripe à Praia do NáuticoOs verdes mares de Fortaleza receberão, neste domingo, a mais tradicional disputa marítima cearense: a Regata Dragão do Mar, que acontece há mais de 30 anos no litoral da Capital. Serão cerca de 50 jangadas participando da competição. As embarcações percorrerão a faixa litorânea que vai da Enseada do Mucuripe à Praia do Náutico, totalizando um percurso de nove quilômetros. A largada tem previsão para as 10h.A Regata Dragão do Mar é uma das mais tradicionais competições marítimas de todo o litoral brasileiro e que teve competições por mais de 30 anos ininterruptos.matéria completa em mais informações

Foto-Lucio Costa
Após uma paralisação de oito anos (desde 2001), a regata retomou seu lugar de destaque no calendário náutico brasileiro a partir do ano de 2009, contando com a parceria do Sistema Verdes Mares com a Colônia de Pescadores Z-8. Para Ricardo Nibon, superintendente do Sistema Verdes Mares, a regata é um momento de rara beleza, que reflete a cultura cearense, portanto, "merece ser visto e apreciado por fortalezenses e turistas".
Com transmissão da TV Diário, a Regata Dragão do Mar envolverá cerca de 60 profissionais do Sistema e seis câmeras da emissora, para levar ao telespectador o melhor do evento de todos os ângulos possíveis.
"A competição já faz parte tradicionalmente da nossa cultura", comenta Nibon. E dentro desse pensamento, a atenção ao pescador é prestigiada pela emissora. "O objetivo maior da cobertura é destacar o papel do pescador cearense e movimentar o turismo de Fortaleza, inserindo a regata no calendário local de eventos culturais", destaca Roberto Moreira, diretor de Jornalismo da TV Diário.
Ao todo, participam da competição 250 pessoas, entre pescadores e jangadeiros. Em cada embarcação serão, em média, cinco tripulantes. O percurso será na forma triangular, partindo da Praia do Mucuripe com destino à Praia do Náutico. A primeira jangada a atingir a linha de chegada receberá R$ 2.500,00.
Cearenses e turistas poderão acompanhar a disputa nos mares do Mucuripe. O certame promete mobilizar grande parte da população cearense e os turistas que visitam Fortaleza neste fim de férias.Além da premiação estipulada, será sorteada uma moto entre pescadores e seus familiares.A Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) destaca a participação do evento no incentivo à cultura local. Para o coordenador de Estratégia de Produtos turísticos da Setfor, Rafael Felismino, a regata acontece num dos pontos estratégicos de divulgação turística de Fortaleza: o Mucuripe. "O local é um corredor turístico da Capital e foca num dos símbolos da nossa cultura e da nossa história, que é o jangadeiro", lembra. Matéria Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário