quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Esporte de Aventura - The North Face XTerra Endurance

Os corredores aproveitaram a luz do dia para se adiantarem no percurso Foto: Alexandre Koda
No último sábado (13/08) cerca de 100 corredores aceitaram o desafio de participar da primeira edição do The North Face XTerra Endurance, uma prova noturna de 50 quilômetros em Mangaratiba (RJ) que levou os corredores ao limite de suas energias. Entre os homens a vitória ficou com Moisés Livramento e entre as mulheres com Rosália Guarischi após superarem diversos obstáculos em meio à mata fechada.matéria completa em mais informações
Cerca de 100 corredores aceitaram o desafio
Foto: Alexandre Koda
O palco da competição foi o entorno do Hotel Porto Belo, localizado na Costa Verde do Rio de Janeiro, região de Angra dos Reis. A largada aconteceu às 16h e ninguém sabia ao certo o que viria pela frente por se tratar da primeira edição. Antes do início a expectativa era grande e os corredores tentavam trocar as últimas informações sobre a melhor estratégia a ser adotada.
Foto: Alexandre Koda
Alguns nomes conhecidos de ultramaratonas e provas fora de estrada estavam presentes, como o tetracampeão do Ultraman, Alexandre Ribeiro, o representante das corridas de aventura, Rafael Campos e Rosália Guarischi, recém vencedora da maratona de montanha Vila do Farol K42 Bombinhas. O tiro de partida foi autorizado e os primeiros quilômetros foram tranquilos, em longas retas planas.
A prova - Carlos Magno imprimiu um ritmo forte logo de cara e abriu larga vantagem para o segundo pelotão. Na passagem do quilômetro cinco veio a primeira elevação (50 metros), nada que assustasse os mais experientes nesse tipo de prova, mas havia um posto de água para renovar a energia dos que estivessem já fatigados.
Carlos errou na estratégia
Foto: Alexandre Koda
Feminino - Na prova feminina Rosália dominou de ponta a ponta e não deu chances às adversárias após cruzar com 5h31min43. Ela conta que no começo da prova sentiu a musculatura pesada, já que ainda se recuperava da vitória na Vila do Farol K42 Bombinhas e pensou em abandonar. “Eu larguei com a sensação de estar no quilômetro 30 e sofri a prova inteira”, lembra
Rosália fez uma prova de superaçãoFoto: Alexandre Koda
Já para Sérgio Augusto Santana, o circuito tem um nível de dificuldade bom. “O maior problema foi quando anoiteceu, pois era necessário ter cuidado nas subidas e descidas com velocidade reduzida”. Segundo ele, a estratégia era acelerar antes do anoitecer. “Tentei ganhar tempo enquanto ainda era dia. À noite quando encontrávamos pelotões também foi bom, pois foi possível melhorar a iluminação”, completa.

Para Bernardo Fonseca, diretor da X3M Sports Business, empresa que organiza o XTerra no Brasil, o evento foi um sucesso. “O dia começou e terminou muito bem. O Xterra é mais do que uma competição, é uma filosofia de vida, uma celebração do esporte, já que temos diferentes provas para agradar a todos”.

A próxima edição do Circuito com uma prova de 50 quilômetros será a etapa de Ilhabela (SP), a ser realizada no dia 24 de setembro. “Teremos uma grande surpresa para os atletas, já que vamos apagar as luzes da ilha e todos terão que se orientar apenas pela lanterna de cabeça”, finaliza Bernardo. Para garantir uma vaga na prova, basta acessar http://www.xterrabrasil.com.br/.
Por Alexandre Koda | 16/08/2011 http://www.webrun.com.br/
avisoesporte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário