quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Surf - México País de muitas Ondas


Puerto escondido - Zicatela
País situado na America Central, com 9.330 Km de litoral, banhado ao leste pelo Oceano Atlântico, mar do caribe e golfo do México e a oeste pelo grande Oceano Pacifico. Tendo como língua oficial o espanhol, sendo sua capital a Cidade do México, terceira maior metrópole da terra.
matéria completa em mais informações.
Zicatela
Zicatela
O surf é difundido e praticado no litoral pacifico, existindo uma enorme quantidade picos poucos conhecidos, alguns até secretos e de difícil acesso, com excelentes condições para pratica do esporte.
Zicatela
La Punta - Luciano Costa
As ondulações são mais constantes nos meses de maio a outubro, chegando ao ápice nos meses de julho e agosto, com fortes ondulações provenientes do hemisfério sul, durante seu inverno.
 foto arquivo
O Pico mexicano de surf mais famoso é Puerto Escondido, situado no Estado de Oaxaca, a uma distancia de 800 km da cidade do México, localizado na costa do Pacífico entre Santa Maria Huatulco e Acapulco, sua economia é fundada no turismo e pesca de anchovas, alem da agricultura familiar frutas e legumes.

A Baia de Porto Escondido é situada entre penhascos rochosos que variam de 15 a 300 metros de altura fazendo proteção contra ventos laterais e permitindo que os terrais penetrem no mar de forma alinhada favorecendo a formação das ondas.
Zé Rubéns - Zicatela
Outra característica importante para boa formação das ondas a curta plataforma continental que permite que ondulações oceânicas cheguem a Praia de Zicatela com uma enorme força e tamanho.
Porto Escondido é o paraíso das ondas tubulares com fundo de areia, conhecida como “Pipeline Mexicano”, fazendo referencia ao famoso pico de ondas do Hawaii-USA.
travelpod.com
Surfistas " in Memorian "
Nos Big Day, dias de grandes ondulações é comum ver os maiores surfistas de ondas grandes da atualidade, Big Rides, pegando imensos tubos, tudo acompanhado por fotógrafos e cinegrafistas.
texto : Eulério e Lucio costa.
Fotos : Eulério e Lucio Costa e Divulgação
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário