sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Ciclismo Urbano - Montain-bike em África

Texto e Fotos Sergio Machado
Praticar um Montain-bike não é para qualquer um! Deve-se ter um espírito aventureiro!   

Cabo verde
Cercado pelo oceano Atlântico, o Arquipélago do Cabo Verde pertence à zona da África Sahariana, situado uma linha abaixo do deserto do Sahara, na costa oeste Africana. O Arquipélago é composto por 10 ilhas, dentre elas 9 habitadas. Cada ilha possui uma característica diferente, o que gera sempre uma expectativa de conhecer todas e suas peculiaridades culturais e naturais.

Cabo verde é conhecido pela hospitalidade de seu povo, o que se assemelha muito ao povo nordestino brasileiro, pela sua simpatia e uma pré-disposição em ser feliz.
A Ilha de São Nicolau
São Nicolau é uma das ilhas mais altas do Arquipélago, fortemente marcada por suas montanhas verdes. Apesar de montanhosa, São Nicolau possui belas praias o que a torna perfeita para o turismo de aventura, com passeios pelo seu interior montanhoso ou pela costa marítima.

Durante a colonização Portuguesa, haviam muitos caminhos que cortavam toda a ilha, e eram usados para o transporte de alimentos feitos à cavalo. Esses trilhos eram calçados com rochas vulcânicas o que os transformaram em parte da exuberante paisagem. Atualmente são utilizados por praticantes de origem europeia, para o Hike e o Mountain-bike. Tais praticantes relatam que São Nicolau é uma ilha mais do que especial, pois além da beleza natural, sua população é de apenas 12.000 habitantes, e os caminhos são percorridos de forma solitária, excelente para se desligar por completo da civilização.


" A sensação é como se estivesse com nos tempos dos meus avós, onde não haviam muitas pessoas, e as poucas que encontramos são muito simpáticas. "

" Maravilhoso pedalar por horas, por paisagens de tirar o fôlego, ouvindo apenas os pássaros, o vento e o mar. "

Como conhecer

Existe uma companhia aérea que voa entre o Brasil e Cabo Verde diretamente. Os vôos partem de Fortaleza em direção à capital do País, Cidade de Praia uma vez por semana, e de lá, apanha-se um voo curto à ilha de São Nicolau.

Para conhecer mais sobre o lugar, indicamos o Projeto Afrikitesurf, que pertence a um brasileiro residente na ilha, que alem de receber os visitantes do mundo todo, oferece toda a infra-estrutura como passeios acompanhado de guia, carro de apoio, alimentação além do ótimo ambiente da casa.

Projeto Afrikitesurf

Vídeos

Na cidade de Fortaleza existe uma pessoa que organiza trips para a ilha

Sidnei Machado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário