segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Surf - Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha

João Carvalho - Assessoria de Imprensa da ASP South America
Heitor Alves (CE) - Daniel Smorigo / ASP South America
Começa nesta terça-feira o prazo da primeira etapa com nível Prime de 6.500 pontos do ano com surfistas de 16 países competindo na Cacimba do Padre
Os 96 participantes do Hang Loose Pro Contest vão entrar na mesma fase em Fernando de Noronha. A vitória no primeiro ASP World Prime de 6.500 pontos do ano vale a liderança no ranking mundial unificado. Isso atraiu 52 surfistas de 15 países para disputar com 44 brasileiros as primeiras posições neste início da briga por dez vagas no Dream Tour de 2013. O prazo começa terça-feira e vai até domingo em Fernando de Noronha, Pernambuco.

Fabio Gouveia (PB) - Daniel Smorigo / ASP South America
A segunda-feira é o último dia de treinos livres na Cacimba do Padre e a expectativa fica para a análise da comissão técnica sobre a condição do mar na manhã da terça-feira. Os surfistas das primeiras baterias terão que estar prontos para competir na primeira chamada do dia. A edição comemorativa do 26.o aniversário do Hang Loose Pro já começa com algumas atrações do evento e grandes estrelas se apresentam em todas as baterias.

O cearense Heitor Alves é um dos sete brasileiros no ASP Dream Tour 2012 e foi escalado na primeira com dois ex-integrantes da elite mundial, Fabio Gouveia e o norte-americano Nathaniel Curran. Completa a primeira briga por duas vagas na segunda fase o francês Charles Martin, primeiro representante da Ilha Guadalupe na história do evento, iniciada em 1986 na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC).

Gouveia foi o primeiro brasileiro a conquistar o título do Hang Loose Pro Contest, em 1990 quando mudou para a Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP). O paraibano já parou de competir, mas este é um evento especial para ele, realizado pela marca que sempre patrocinou o maior ídolo do surfe brasileiro em todos os tempos. Ele, o seu filho Ian Gouveia e o local de Fernando de Noronha, Caia Souza, competem como convidados da Hang Loose.

13 ANOS NA ILHA - Fabinho e Caia são dois dos sete únicos surfistas que participaram de todas as doze edições do campeonato na Ilha. O noronhense vai entrar com o cabeça de chave número 1, Gabriel Medina, em sua estreia na 12.a bateria. Os outros que também completarão 13 anos vestindo a lycra de competição do Hang Loose em Noronha são o catarinense Marco Polo na 14.a bateria e o cearense André Silva na 15.a.

O potiguar Danilo Costa, o baiano Wilson Nora e o maranhense Alvaro Bacana, não conseguiram as duas vagas das triagens do fim de semana, disputadas por 38 brasileiros, com grande participação de surfistas da ilha. Os classificados foram Paulo Moura e Bernardo Pigmeu, que aumentaram para sete o número de pernambucanos do continente, com Ian Gouveia, Halley Batista, Luel Felipe, Alan Donato e Bruno Rodrigues. Sem contar Caia Souza e Patrick Tamberg, que competem representando o arquipélago.

Sete também é o número de surfistas do atual grupo do ASP Dream Tour que estão em Fernando de Noronha nesta semana. Isso porque o defensor do título, Alejo Muniz, recupera-se de uma contusão no tornozelo sofrida no Havaí e teve que cancelar a sua inscrição. Além do paulista Gabriel Medina e de Heitor Alves, os outros tops da elite são os gêmeos C. J. e Damien Hobgood, dos Estados Unidos, o francês Jeremy Flores, o carioca Raoni Monteiro e o paulista Miguel Pupo.

BICAMPEONATO - Sem Alejo Muniz, quatro surfistas podem conseguir uma inédita segunda vitória no Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha, C. J. Hobgood (campeão em 2010), Raoni Monteiro (2008), Aritz Aranburu (2007), do País Basco, e o catarinense Jean da Silva (2006). Destes, quem chegou mais perto do bicampeonato foi Raoni Monteiro, que fez três finais consecutivas depois da sua vitória em 2008, contra o niteroiense Bruno Santos em 2009 e em 2010, quando C. J. foi o campeão em sua estreia no Havaí brasileiro.

O Hang Loose Pro Contest é homologado pela ASP South America e abre o ASP World Prime 2012 de 6.500 pontos distribuindo 250.000 dólares aos 96 participantes, com patrocínio da Hang Loose e a importante parceria do Governo do Estado de Pernambuco, através da EMPETUR - Secretaria de Turismo, Administração de Fernando de Noronha e Projeto Tamar; co-patrocínio das lojas Overboard, Bleat, Hot Water, Central Surf, Sthill, WQSurf, Tent Beach, Star Surf, Supertubes, K&K, Cut Wave e Red Beach. O evento conta com apoio da Federação Pernambucana de Surf, Associação Nordestina de Surf (ANS), Amazoo Açaí e da Revista Fluir e site Waves.

Transmissão ao vivo pela internet: http://www.hangloose.com.br/procontest2012/default.asp 

PRIMEIRA FASE (sujeita a alterações) - 1.o e 2.o avançam para a segunda fase:
3.o=49.o lugar (US$ 1.000 e 400 pontos) / 4.o=73.o lugar (US$ 750 e 380 pontos)

1.a: Heitor Alves (CE), Charles Martin (GLP), Nathaniel Curran (EUA), Fabio Gouveia (PB)
2.a: Leonardo Neves (RJ), Tomas Hermes (SC), Rudá Carvalho (BA), Filipe Toledo (SP)
3.a: Hizunomê Bettero (SP), Alain Riou (TAH), Chris Ward (EUA), Ian Gentil (HAV)
4.a: Willian Cardoso (SC), Ricardo dos Santos (SC), Halley Batista (PE), Alan Donato (PE)
5.a: Fredrick Patacchia (HAV), Kiron Jabour (HAV), Marlon Lipke (ALE), Ian Gouveia (PE)
6.a: Nat Young (EUA), Kai Barger (HAV), Leandro Bastos (RJ), Nic Von Rupp (ALE)
7.a: Mitch Crews (AUS), Marc Lacomare (FRA), Kevin Sullivan (HAV), Bino Lopes (BA)
8.a: Miguel Pupo (SP), Tonino Benson (HAV), Charlie Brown (CE), Bruno Rodrigues (PE)
9.a: Tanner Gudauskas (EUA), Stu Kennedy (AUS), Yuri Sodré (RJ), Santiago Muniz (ARG)
10: Jay Quinn (NZL), Joan Duru (FRA), David do Carmo (SP), Caetano Vargas (PR)
11: Shaun Joubert (AFR), Gabe Kling (EUA), Keanu Asing (HAV), Michael Dunphy (EUA)
12: Gabriel Medina (SP), Jeronimo Vargas (RJ), Tim Reyes (EUA), Caia Souza (FN)
13: Damien Hobgood (EUA), Alex Ribeiro (SP), Gony Zubizarreta (ESP), Bernardo Pigmeu (PE)
14: Granger Larsen (HAV), Wiggolly Dantas (SP), Marco Polo (SC), Matt Pagan (EUA)
15: Richard Christie (NZL), Hodei Collazo (ESP), André Silva (CE), Diego Rosa (SC)
16: Jessé Mendes (SP), Jano Belo (PB), Gabriel Villaran (PER), Marco Fernandez (BA)
17: C. J. Hobgood (EUA), Sebastien Zietz (HAV), Messias Felix (CE), Yan Guimarães (RJ)
18: Cory Lopez (EUA), Mason Ho (HAV), Eric Geiselman (EUA), Ty Watson (AUS)
19: Nathan Yeomans (EUA), Romain Cloitre (FRA), Evan Valiere (HAV), Luel Felipe (PE)
20: Raoni Monteiro (RJ), Adrien Toyon (REU), Flavio Nakagima (SP), Patrick Tamberg (FN)
21: Thiago Camarão (SP), Vincent Duvignac (FRA), Jean da Silva (SC), Renato Galvão (SP)
22: Dion Atkinson (AUS), Mitchel Coleborn (AUS), Torrey Meister (HAV), Leandro Usuña (ARG)
23: Evan Geiselman (EUA), Aritz Aranburu (ESP), Robson Santos (SP), Simão Romão (RJ)
24: Jeremy Flores (FRA), Jonathan Gonzalez (CNY), Brian Toth (PRI), Paulo Moura (PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário