segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Surf - Kelly Slater no topo de 11 títulos e 40 anos de idade

por Maíra Pabst
Kelly Slater batendo de backside no último dia do Quiksilver Pro New York 2011 - foto: © ASP / Rowland

Kelly Slater completou 40 anos neste sábado, dia 11 de fevereiro. Já seriam muitos anos de vida para um jogador de futebol, por exemplo, que se mantém em algum time coadjuvante. Agora, 40 anos são realmente muitos anos quando se trata de um atleta que está na cabeceira de um esporte indivual. Yoga, meditação, treinamentos e alguns hamburgueres de soja são algumas das técnicas que mantém Kelly Slater jovem e competitivo. Mas é o seu surf, sua elasticidade, criatividade e vontade de continuar vencendo que demonstram que 40 anos não são um fardo pesado para todo mundo. Do topo de seus 11 títulos mundiais, Kelly comemora 40 anos de idade. E nós comemoramos todos aqueles que ele dedicou ao surf. Parabéns mestre Slater
Kelly Slater completou 40 anos neste sábado foto: Rabejac/Quiksilver
04 de julho de 1976: Peter 'PT' Townend se torna o primeiro 'campeão mundial de surf' por vencer o IPS world circuit. Shaun Tompson em Backdoor, aparece na capa da revista Surfer. O pequeno Slater perde o primeiro dente de leite.

1979: Mark Richard vence o primeiro de quatro títulos mundial consecutivos, elevando o nível do esporte.

1981: Simon Anderson (shaper australiano) legitima as pranchas triquilhas. Ela serve como a 'espada' de Slater até ele alcançar a meia-idade.

1982: Slater vence Menehunes, na Esatern Surfing Association, seu primeiro evento importante.

1984: ASP expande para 20 eventos internacionais no ano. Tom Carrol se consagra o primeiro campeão mundial oficial da ASP.

1985: Tom Curren vence seu primeiro título mundial. Slater fica sob a tutela de um profissional veterano da Flórida e pioneiro nos aéreos Matt Kechele.

1986: Slater vence o NSSA, se tornando campeão amador americano.

1990: Slater fence Body Glove Surf Bout e assina com a Quiksilver.

1991: Quiksilver lança "Kelly Slater in Black and White".

1992: Slater vence seu primeiro título mundial aos 21 anos de idade, se tornando o surfista mais novo de todos os tempos a conquistar o título. Em seguida ele vence seis títulos mundiais no período de sete anos. Taylor Slade lança 'Momentum", um filme com Slater e Rob Machado.

1994: Slater vence o segundo título. Ele pode se acostumar com isso….

1995: vence seu terceiro título e se torna campeão do Pipe Masters.

1996: Slater vence 7 eventos da ASP e o quarto título mundial.

1998: Kelly se 'aposenta' do surf e grava um album de música chamado 'Songs of the Pipe', com sue banda The surfers, integrada pro Rob Machado e Peter King.

2002: Slater vence o Eddie Aikau. Andy Irons leva seu primeiro título mundial, dos três consecutivos que venceu, e acende a 'melhor rivalidade do mundo do surf'.

2003: Kelly ajuda a costa leste a vencer o primeiro evento de surf dos X Games. Ele lança 'Pipe Dreams', uma autobiografia com a ajuda do autor e amigo de longa data Jason Borte.
Dezembro de 2005: Ganha o seu sétimo título mundial depois de sete anos do anterior e depois de ter visto Andy Irons vencer três na sequência. Quiksilver imortaliza este ano com o filme 'Letting Go'. Seu antecessor Martin Potter faz 40 anos.

07 de julho de 2006: Toca a música 'Rockin' in the Free World' no palco do Pearl Jam, em San Diego e leva mais um título.

2007: Estrela um personagem próprio no filme "Tá dando onda". Começa a Kelly Slater Foundation, uma empresa sem fins lucrativos que dá apoio a projetos em prol do meio ambiente e caridades sociais.

15 de setembro de 2007: Passa o recorde mundial de 33 de vitórias da ASP de Tom Curren, ao vencer o Boost Mobile Pro, em Lower Trestles. (O recorde atual de Slater é de 48 vitórias)

2008: Lança seu segundo livro com Phil Jarrat. Vence o Billabong Pipe Masters e ganha mais um título.

2010: Seu maior rival Andy Irons morre na mesma semana que ele vence seu 10º título mundial. Embolsa 10 milhões em bônus da Quiksilver.

2011: Ganha três eventos e faz 5 finais para segurar seu 11º caneco. A ASP fica tão impressionada que lhe premia duas vezes. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário