sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Surf - SOS Ponte Metálica

Fonte Emfocosurf
SNI e a perfeição da bancada. Foto Everardo Santana

Pico cearense pode sumir do mapa.
As ondas da Ponte Metálica, ou Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, já foi palco de alguns dos melhores eventos de surf na década de 90, mas agora pode deixar de existir pois a prefeita e o governador pretendem aterrar a bancada do Havaizinho e Ponte Metálica, se isso acontecer iremos colocar em risco uma quantidade infinita de vida marinha, além é claro do lado histórico da Ponte Metálica e as ondas que tornam o local mais bonito e é de fato uma opção de lazer e turismo para a sociedade.


Cenas como esta podem deixar de existir. Foto: Divulgação

Diante do conhecimento deste crime contra a natureza, um grupo de surfistas e bodyboarders anunciaram através de redes sociais um manifesto programado para acontecer no próximo sábado (depois do carnaval), o horário ainda será definido e publicado aqui em nosso portal e redes sociais.
Projeto do aterramento da Ponte Metálica em Fortaleza.
Veja o que foi publicado pelo surfista Marcelo Bibita em seu perfil no Facebook sobre a preservação das ondas na Austrália..

Marcelo Bibita fazendo o que poucos fazem. Foto: Everardo Santana
"Enquanto aqui querem acabar com as “Históricas das ondas da Ponte Metálica”, na Austrália eles reconhecem e ajudam a proteger os seus melhores picos de surf. Vejam ai como é no primeiro mundo e vamos seguir o exemplo..."


As Reservas Mundiais de Surfe (World Surfing Reserve - WSR) reconhecem e ajudam a proteger os melhores locais de surfe do mundo, inspirados pelo modelo de patrimônio Mundial da UNESCO que reconhece as zonas de destaque de valor universal. Manly se tornará a terceira WSR a ser declarada no mundo até hoje.

Kelly Slater, Embaixador das WSR e 11 vezes campeão mundial de surf, vai declarar oficialmente a WSR em uma cerimônia cívica no sábado, 10 de março de 2012 em Manly Beach. Será a primeira vez que Slater assumiu tal obrigação fora das competições, pois ele declarou que "a Austrália tem as melhores praias do mundo" e classificou muitas das ondas entre as suas 'favoritas'. O evento de Sydney também marcará o Centenário do surfe na Austrália. A Governadora Marie Bashir também vai participar da cerimônia.

Vamos seguir este exemplo autoridades, preserve a Ponte Metálica e a vida marinha que ali vive.

Manifesto SOS Ponte Metálica
Data: 25/02/2012
Horário: A definir

Um comentário:

  1. Além de toda a destruição de uma importante parte da história do surf cearense, existe toda uma vida marinha que será diretamente prejudicada como a matéria cita. No entanto, existem tb comunidades planctônicas (fito e zooplâncton) e de macroalgas submersas que são importantíssimas para os primeiros estágios de vida de todos os outros animais marinhos. Os organismos do plâncton não são vistos pois na maioria são microscópicos e estão sendo diretamente afetados pelos altos níveis de turbidez na água causado pela argila. Já as macroalgas submersas, fonte de alimento e abrigo, para outros animais marinhos ficam sem receber a luz solar e morrem tb. É um grande desastre ecológico que as pessoas não percebem por não ver e por falta de conhecimento, mas todo engenheiro de pesca, oceanógrafo e biólogo deve por obrigação entender o problema. Outra coisa muito importante, é que não existe nenhuma obra na costa que não cause impacto (isto é mentira!!), pois uma das leis da física diz que dois corpos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo: Então pra onde vai a água que estava ali?? Elevar o nível do mar é que não vai e sim se deslocar para oeste e causar novo avanço do mar. Até agora não foram apresentadas as fundamentações científicas em que se baseiam tal obra, quais seus impactos e o que vai ser feito para minimizá-los. Olho vivo, querem embelezar a orla a todo custo!!!

    Wladimir Ronald Lobo Farias
    Prof. Departamento de Engenharia de Pesca
    Universidade Federal do Ceará

    ResponderExcluir