quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Surf - Surfistas de 16 países no Hang Loose Pro Contest 2012

João Carvalho - Assessoria de Imprensa da ASP South America
Gabriel Medina (SP) - Foto Daniel Smorigo / ASP South America

Gabriel Medina é o cabeça-de-chave número 1, Alejo Muniz defende o título e os gêmeos Hobgood são as principais atrações internacionais em F. de Noronha
O Arquipélago de Fernando de Noronha já começa a viver o clima do maior evento esportivo da ilha e do estado de Pernambuco. Grandes estrelas do surfe mundial vão iniciar a temporada 2012 pelo Hang Loose Pro Contest, que completa seu 26.o aniversário na próxima semana, dias 07 a 12, nos tubos cristalinos da Cacimba do Padre.
O limite de 96 participantes foi rapidamente preenchido e a maioria dos inscritos é de surfistas estrangeiros, 52 contra 44 brasileiros. A primeira etapa do ASP World Prime de 250 mil dólares do ano vai apontar os líderes do ranking qualificatório para a divisão de elite do ASP Tour.
Cacimba do Padre Foto Daniel Smorigo / ASP South America

A grande sensação do esporte, Gabriel Medina, 18 anos, é o cabeça de chave número 1 do Hang Loose Pro Contest 2012. Ele entrou no grupo dos top-34 do Dream Tour no ano passado e conquistou duas vitórias nas quatro primeiras etapas que disputou, feito que nem o onze vezes campeão mundial Kelly Slater conseguiu em seu início de carreira na ASP. O surfista de Maresias, São Sebastião (SP), já participou do evento mais tradicional da América Latina três vezes, mas nunca com tanto prestígio como neste ano.
Ian e Fábio Gouveia Foto Daniel Smorigo / ASP South America
Outro brasileiro da nova geração se destaca entre os participantes, o catarinense Alejo Muniz, 21 anos, que venceu o Hang Loose Pro Contest no ano passado e vai tentar um bicampeonato que ninguém conseguiu nas doze edições em Fernando de Noronha. Além dele, também poderão conquistar um inédito segundo título no arquipélago pernambucano o norte-americano C. J. Hobgood (campeão em 2010), o carioca Raoni Monteiro (2008), o espanhol Aritz Aranburu (2007) e o catarinense Jean da Silva (2006).

Os gêmeos C. J. e Damien Hobgood são as principais atrações internacionais e comandam o maior pelotão estrangeiro no Hang Loose Pro Contest 2012. Os Estados Unidos participam com quatorze atletas, sem contar os doze havaianos que representam as ilhas no ASP World Tour. Surfistas de mais treze países estarão em Noronha esse ano: Austrália (5), França (5), Espanha (3), Alemanha (2), Nova Zelândia (2), Argentina (2), África do Sul (1), Taiti (1), Peru (1), Porto Rico (1), Ilhas Canárias (1) e das ilhas francesas Reunião (1) e Guadalupe (1).

TRIAGEM NO FIM DE SEMANA - Apesar do prazo da batalha pelos 6.500 pontos do Hang Loose Pro Contest começar só na terça-feira, já haverá competição neste fim de semana em Fernando de Noronha. Com o número de participantes reduzido para 96 surfistas, foram reservadas duas vagas para serem disputadas por 48 atletas que não fizeram parte do grupo dos 88 com participação garantida pelo ranking mundial. Serão classificados pela triagem os dois primeiros colocados na competição que vai agitar a Cacimba do Padre no sábado e domingo.

CONVIDADOS ESPECIAIS - Os organizadores do evento mais antigo da América Latina, que estreou em 1986 em Florianópolis (SC) e passou pelo Guarujá (SP), Ipojuca (PE), Cabo de Santo Agostinho (PE) e São Sebastião (SP), até aportar em Fernando de Noronha (PE) no ano 2000, têm direito a indicar seis convidados. Os da Hang Loose serão Fábio Gouveia e o seu filho, Ian, além do surfista do arquipélago mais bem colocado na triagem.

Já a ASP South America sempre utiliza um critério técnico, oferecendo seus convites para os próximos que ficaram de fora da lista dos 88 com presença confirmada pelo ranking mundial. A novidade para este ano foi a de separar uma vaga para o melhor noronhense no ASP World Ranking, que ficou para Patrick Tamberg. Os outros selecionados foram o paulista Renato Galvão e o pernambucano Alan Donato.

PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL - A estrutura do Hang Loose Pro Contest já está sendo instalada na Cacimba do Padre, sempre seguindo as orientações do IBAMA e do Projeto TAMAR, responsáveis pela proteção ambiental em Fernando de Noronha. Ao longo dos anos, a Hang Loose vem apoiando iniciativas de preservação ecológica e educação ambiental na ilha. A produção é cuidadosa, pois a Cacimba do Padre é uma das principais praias de desova das tartarugas marinhas.

Visando o menor impacto possível ao meio-ambiente, o palanque é construído com o tamanho mínimo necessário para o trabalho dos juízes e do "staff" técnico do evento, além do sistema de computação e da transmissão ao vivo pela internet. A estrutura é elevada e até as cores são escolhidas para não ofuscar a visão dos animais. Também é necessária a conscientização de todos para obedecerem o horário determinado para a presença de pessoas na praia ou no mar na Cacimba do Padre, até 5 da tarde.

O Hang Loose Pro Contest é homologado pela ASP South America e abre o ASP World Prime 2012 de 6.500 pontos distribuindo 250.000 dólares aos 96 participantes, com patrocínio da Hang Loose e a importante parceria do Governo do Estado de Pernambuco, através da EMPETUR - Secretaria de Turismo, da Administração de Fernando de Noronha e do Projeto Tamar; co-patrocínio das lojas Overboard, Bleat, Hot Water, Central Surf, Sthill, WQSurf, Tent Beach, Star Surf, Supertubes, K&K, Cut Wave e Red Beach. O evento conta com apoio da Federação Pernambucana de Surf, Associação Nordestina de Surf (ANS), Amazoo Açaí e da Revista Fluir e site Waves.

DESTAQUES DOS DEZESSEIS PAÍSES DO HANG LOOSE PRO CONTEST 2012:
BRASIL - 42 atletas com os 3 da triagem - os tops da atual elite dos Top-34 do Dream Tour: Gabriel Medina (SP), Alejo Muniz (SC), Heitor Alves (CE), Miguel Pupo (SP) e Raoni Monteiro (RJ)
ESTADOS UNIDOS - 14 - os gêmeos C. J. e Damien Hobgood e o ex-top Tanner Gudauskas
HAVAÍ - 12 - Fredrick Patacchia e Granger Larsen
AUSTRALIA - 05 - o vice-campeão do Hang Loose no ano passado, Dion Atkinson
FRANÇA - 05 - o top da elite, Jeremy Flores
ESPANHA - 03 - o campeão do Hang Loose 2007, Aritz Aranburu, do País Basco
NOVA ZELÂNDIA - 02 - Jay Quinn e Richard Christie
ALEMANHA - 02 - Marlon Lipke e Nic Von Rupp
ARGENTINA - 02 - Leandro Usuña e Santiago Muniz
ÁFRICA DO SUL - 01 - Shaun Joubert
TAITI - 01 - Alain Riou
PERU - 01 - Gabriel Villarán
PORTO RICO - 01 - Brian Toth
ILHAS CANÁRIAS - 01 - Jonathan Gonzalez
ILHA REUNIÃO - 01 - Adrien Toyon
ILHA GUADALUPE - 01 - Charles Martin

GALERIA DOS CAMPEÕES DO HANG LOOSE PRO CONTEST
2.011 - Alejo Muniz (SC) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2.010 - C. J. Hobgood (EUA) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2.009 - Bruno Santos (RJ) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2.008 - Raoni Monteiro (RJ) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2.007 - Aritz Aranburu (ESP) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2.006 - Jean da Silva (SC) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2.005 - Bobby Martinez (EUA) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2.004 - Warwick Wright (AFR) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2.003 - Neco Padaratz (SC) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2.002 - Victor Ribas (RJ) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2.001 - Fábio Silva (CE) - Cacimba e finais no Abras, Fernando de Noronha (PE)
2.000 - Guilherme Herdy (RJ) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2.000 - Crhistiano Spirro (BA) - Praia de Maresias, São Sebastião (SP)
1.999 - Richard Lovett (AUS) - Baía de Maracaípe, Ipojuca (PE)
1.999 - Peterson Rosa (PR) - Praia de Maresias, São Sebastião (SP)
1.998 - Armando Daltro (BA) - Gaibú, Cabo de Santo Agostinho (PE)
1.997 - Marcelo Nunes (RN) - Baía de Maracaípe, Ipojuca (PE)
1.996 - Fábio Silva (CE) - Baía de Maracaípe, Ipojuca (PE)
1.995 - Peterson Rosa (PR) - Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
1.994 - Matt Hoy (AUS) - Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
1.993 - Joey Jenkins (EUA) - Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
1.992 - Nicky Wood (AUS) - Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
1.991 - Nicky Wood (AUS) - Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
1.990 - Fábio Gouveia (PB) - Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
1.989 - Glen Winton (AUS) - Praia da Joaquina, Florianópolis (SC)
1.988 - Tom Carroll (AUS) - Praia da Joaquina, Florianópolis (SC)
1.987 - Tom Carroll (AUS) - Praia da Joaquina, Florianópolis (SC)
1.986 - Dave Macaulay (AUS) - Praia da Joaquina, Florianópolis (SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário