quarta-feira, 7 de março de 2012

Surf - Pororoca deverá atrair 30 mil a São Domingos do Capim

por agenciapara.com.br
Surfe na pororoca em São Domingos do Capim, Pará  .foto: Ray Nonato
As pororocas que ocorrem na foz do Rio Amazonas e no Rio Mearim no Maranhão todos os anos, atrai a atenção de muitos turistas brasileiros e estrangeiros, que viajam para a região em busca do espetáculo proporcionado pelas águas amazônicas.
Lorraine em ação na pororoca mo Maranhão - Foto arquivo Pessoal
No Pará, o primeiro destino da pororoca é o "Canal do Perigoso", no município de Chaves, no Arquipélago do Marajó, onde foi disputado o Campeonato Brasileiro Feminino de Body Board. Este ano, as ondas chegaram a 3 metros de altura, com duração de quase 55 minutos.

Noélio Sobrinho, presidente da Associação Brasileira de Surfistas da Pororoca (Abraspo), destacou o crescimento das atividades esportivas no Pará em função da pororoca. “Minha primeira pororoca foi em 1997, e em 1999 surgiu o campeonato. Ver essas ações melhorando e beneficiando a realidade dos ribeirinhos é muito gratificante. Tudo começou com uma aventura, e hoje é o meio de vida de muitas famílias”, disse ele.

Além de Chaves, o município paraense de São Domingos do Capim promove todos os anos o Campeonato de Surf e o Festival da Pororoca. A cidade é conhecida também por sediar o Encontro Internacional de Surfistas da Pororoca.

Este ano, o festival acontecerá de 8 a 11 de março. Segundo a Abraspo, São Domingos contará com três jet skys, seis lanchas rápidas, duas bananas bolt e um navio, que servirá de hotel para os surfistas nacionais e internacionais. “Este município é o que mais atrai turistas pela facilidade de acesso”, informou Noélio Sobrinho.

A Prefeitura local estima receber 30 mil pessoas, já que o evento contará com oficinas de comunicação, campeonato de canoagem, concurso para escolha da Garota Pororoca, passeios ecológicos e a estação pororoca.

A programação cultural terá a apresentação da Banda Calypso, que fará um show com entrada franca na sexta-feira (09). Haverá ainda no sábado (10) o desafio do surf noturno, com cinco surfistas experientes da Abraspo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário