quarta-feira, 28 de março de 2012

Ventos e Velas - Volvo Ocean Race: Mutirão retira 5,5 toneladas de lixo do Rio Itajaí


por MariPeccicacco / Coluna Murillo Novaes
É muito lixo para uma só Itajaí!
Regata Volta ao Mundo chega a Santa Catarina no início de abril com abertura da Vila da Regata
São Paulo (SP) - O mutirão “Juntos pelo Rio”, realizado no último sábado, foi um sucesso: foram recolhidos cerca de 5,5 toneladas de resíduos em 25 pontos críticos do rio Itajaí-Açu, do Rio do Foz até a ponte sobre a BR101. De todo o lixo recolhido, quase uma tonelada (875 kg) será reciclada pela COOPERFOZ (Cooperativa de Catadores de Itajaí). As outras 5,4 toneladas, de resíduos não recicláveis, foram levadas para o Aterro Sanitário de Itajaí.

A megamobilização, organizada por Porto de Itajaí, Fundação Municipal do Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) de Santa Catarina e Itajaí Stopover Sustentável, envolveu mais de 400 pessoas na ação de limpeza. O evento faz parte da programação para a chegada da Volvo Ocean Race na cidade.
“O objetivo é limpar as margens do rio e conscientizar a população da importância de não poluir e jogar lixo na água”, explica o presidente do Comitê Central Organizados da Etapa Itajaí da Volvo Ocean Race, Amílcar Gazaniga.
Além do envolvimento das três estâncias de governo (federal, estadual e municipal), a ação contou com o apoio de 20 empresas instaladas próximas ao rio, além da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), Portonave Terminais Portuários Navegantes e de 12 ONGs. As embarcações foram cedidas pelas seguintes empresas e instituições: Ecosorb (12), Associação Náutica de Itajaí (14), Policia Ambiental de Blumenau (1), Defesa Civil (4) Bombeiro (4), Capitania dos Portos (2), Praticagem do Porto (1), Polícia Federal (2 lanchas) e Ferry Boat (1).
O Governo de Santa Catarina, por meio da SDS, também realizará outras ações em parceira com organizações e empresas locais antes e durante a parada da Volvo Ocean Race. A estimativa é impactar 1,16 milhão de habitantes em 30 municípios catarinenses durante seis meses.
Da ZDL de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário