terça-feira, 17 de abril de 2012

Ciclismo Urbano - Vivendo e aprendendo: A moda é andar de bicicleta!

por Guta Cunha
Já imaginou a marginal sempre assim?! Foto: Alexandre.Nascimento, Flickr.
A nova moda que está pegando no Rio e em São Paulo não tem nada a ver com fashion week, novos restaurantes ou baladas. Seguindo o exemplo de muitas cidades Européias, o perfil é bem mais saudável e sustentável: a moda agora é andar de bicicleta!
Em São Paulo, o programa chamado de UseBike, permite o aluguel de bicicletas em estações de metrô (veja a lista abaixo) e alguns estacionamento da Estapar (veja também a lista abaixo). A primeira hora é gratuita, mas após esse período será cobrado uma taxa de R$ 2,00, por hora.
Um dos bicicletários do metrô.
Para alugar, entretanto, há um pequeno porém: é preciso apresentar um cartão de crédito, com um limite disponível de R$ 350,00 para pré-autorização ( para evitar que você leve a bicicleta alugada oara casa!). Se você não tiver um cartão é preciso que faça uma inscrição no Instituto Parada Vital (Rua Barra Funda, 827, sala 1) munido de RG, CPF, comprovante de residência (originais e uma cópia) e duas fotos 3X4 para confecção da carteirinha do programa. Tirando isso, é só pegar sua bike e sair andando!
O triciclo "Panorama", pela orla do Rio de Janeiro.
No Rio, não trata-se na verdade de bicicletas, mas triciclos! Chamados de Panorama, os veículos são dirigidos por condutores bilíngües, em sua maioria estudantes de turismo, que fazem uma espécie de city-tour pela orla carioca. Os trajetos percorridos são Leme-Copacabana, Ipanema-Leblon e Barra, sendo que os passageiros podem embarcar ou desembarcar em qualquer momento do passeio. Os triciclos circularão das 10h às 17h, de terça a domingo, até o final do verão.

Espero que essa moda pegue!

Vambora


Nenhum comentário:

Postar um comentário