terça-feira, 10 de abril de 2012

Surf - Billabong anuncia os concorrentes do XXL Global Big Wave Awards 2012

Autor Ricosurf
Foram anunciados os surfistas nomeados para concorrer ao Billabong XXL Global Big Wave Awards 2012, tradicional “Oscar das Ondas Grandes” que anualmente premia os melhores big riders do mundo pelas suas performances ao longo da última temporada.

Os 12 últimos meses deste ciclo de ondas grandes do XXL encerraram-se no dia 19 de março, durante o fim da primavera no hemisfério Norte, e foram considerados os mais espetaculares já vistos na história do surf de ondas grandes.


As maiores ondulações de todos os tempos foram surfadas, em picos como Taiti, Irlanda, Tasmânia (Austrália), Portugal, México, Fiji, Califórnia (EUA) e Havaí.

Reduzidos para apenas os cinco melhores candidatos em cada uma das sete categorias em disputa, todos os big riders nomeados são dignos de levar o título de campeão e já estão com a sua parte garantida nos 120 mil dólares de premiação em disputa.

Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia de encerramento do Billabong XXL Big Wave Awards 2012, que será realizada no dia 4 de Maio no Grove Theather, em Anaheim, Califórnia (EUA).

Toda a festa será transmitida ao vivo pelo Youtube e este ano marcará a décima segunda edição anual do evento, que é aberto a qualquer surfista que tenha se destacado em algum pico ao redor do mundo, com tanto que o mesmo tenha sido registrado através de vídeo ou fotos.

A banca de juízes será composta por surfistas experientes e também profissionais da mídia internacional especializada em surf de ondas grandes. Mais de mil imagens foram registradas no evento, antes de terem sido filtradas para as melhores 5, além do vídeo clip de cada concorrente. .



(prêmio do surfista: $50,000 – prêmio do videomaker $5,000)



Nathan Fletcher (San Juan Capistrano, California, USA) em Teahupoo, no Taiti. Dia 27 de agosto de 2011 (Videomaker Simon Saffigna).

Ryan Hipwood (Gold Coast, Austrália) em Cloudbreak, Fiji, no dia 12 de julho de 2011 (Videomaker Nimai Strickland).

Greg Long (San Clemente, Califórnia, USA) em Puerto Escondido, México, no dia 19 de maio de 2011 (Videomaker Alejandro Berger).

Garrett McNamara (Haleiwa, Hawaii, USA) na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, no dia 1 de novembro de 2011 (Videomaker Jorge Leal).

Jeff Rowley (Torquay, Victoria, Austrália) em Jaws, Maui, Havaí, no dia 30 de janeiro de 2012 (Videomaker Wangdu Hovey).
Moster Paddle

(Pêmio do surfista $15,000 – Prêmio da foto/video$4,000)

Ken "Skindog" Collins (Santa Cruz, Califérnia, USA) em Maverick's, Califórnia, no dia 8 de fevereiro de 2012 (Fotos por Robert Brown and Frank Quirarte, Videomaker The Go Big Project).

Danilo Couto (Bahia, Brazil) em Jaws, Maui, Havaí, no dia 4 de janeiro de 2012.    (Foto por Fred Pompermayer e Vídeo por Greg Browning).

Shane Dorian (Kona, Havaí, USA) em Jaws, Havaí, no dia 4 de janeiro de 2012. (Fotos por Bidu, Tracy Kraft, Bruno Lemos, Jason Murray e Fred Pompermayer. Vídeo por Elliot Leboe).

Jamie Mitchell (Gold Coast, Austrália) em Todos Santos, México, no dia 6 de janeiro de 2012. (Foto por Jason Murray. Vídeo por Graham Nash).

Dave Wassel (Haleiwa, Havaí, USA) em Jaws, Maui, Havaí, no dia 4 de janeiro de 2012 (Fotos por Eric Aeder, Frank Berthuot, Bruno Lemos, Mike Neal e Fred Pompermayer. Vídeo por Bruno Lemos).

Biggest Wave Award

(Prêmio do surfista$15,000 – Prêmio pela Foto/video $4,000)

Andrew Cotton (Croyde, Devon, Reino Unido) em Mullaghmore Head, Irlanda, no dia 8 de março de 2012. (Fotos por Andrew Kilfeather, Conn Osbourne e David Olsthoorn. Vídeo por Jamie Russell).

Garrett McNamara (Haleiwa, Havaí, USA) na Praia do Norte, Nazaré, Portugal, no dia 1 de novembro de 2011. (Foto por Wilson Ribeiro. Vídeo por Jorge Leal).

Axi Muniain (Zarautz, País Basco) em Agiti, Espanha, no dia 15 de dezembro de 2011. (Foto por Eric Chauche. Vídeo por Walter Lang). 

Ollie O'Flaherty (Lahinch, County Clare, Irlanda) em Mullaghmore Head, Irlanda, no dia 8 de março de 2012 (Fotos por Christian McLeod e Matt Strathern. Vídeo por Mark Waters).

Damien "Taco" Warr (Yallingup, Oeste da Austrália) em Cow Bombie, Oeste da Austrália, no dia 16 de outubro de 2011. (Foto por Jamie Scott. Vídeo por Rick Jakovich).
Monster Tube

(Prêmio do surfista $5,000 – Prêmio do fotógrafo $2,000)
Kohl Christensen (Haleiwa, Havaí, USA) em Cloudbreak, Fiji, no dia 12 de julho de 2011 (Fotos por Brian Bielmann and Bruno Lemos).

Nathan Fletcher (San Juan Capistrano, Califórnia, USA) em Teahupoo, Taiti, no dia 27 de agosto de 2011 (Fotos por Brian Bielmann, Pete Frieden, Bruno Lemos, Tim McKenna e Benjamin Thouard).

Tyler Hollmer-Cross (Hobart, Tasmânia, Austrália) em Shipstern Bluff, Tasmânia, no dia 17 de maio de 2011 (Foto por Andrew Chisholm).

Bruce Irons (Hanalei, Havaí, USA) em Teahupoo, Taiti, no dia 27 de agosto de 2011.  (Fotos por Brian Bielmann, Tim McKenna, Fred Pompermayer, Pat Stacy e Benjamin Thouard).

Everaldo "Pato" Teixeira (Florianópolis, Brazil) em Teahupoo, Taiti, no dia 27 de agosto de 2011 (Fotos por Tim McKenna, Fred Pompermayer e Benjamin Thouard).

Lembrando que os nomeados das restantes categorias serão anunciados no dia 9 de abril, incluindo a Best Overall Performance Award (male) – ou melhor performance masculina, a Billabong Girls Best Performance Award (female) – ou melhor performance feminina, além da tradicional Wipeout Award – ou pior vaca.


Para mais informações, visite o site do BILLABONG XXL GLOBAL BIG WAVE AWARDS 2012!


Ricosurf / Por Ian Mello
Fonte: Billabong

Nenhum comentário:

Postar um comentário