segunda-feira, 9 de abril de 2012

Surf - Pena Surf Nordeste Amador 2012


Por: Comunicando SurfPódio Open - Foto: Jefferson Aquino
Pódio Open  -  Foto: Jefferson Aquino
Emanuel de Sousa (RN) bate José Francisco (PB) na final Open e fica com o título da categoria na primeira etapa do Circuito Nordestino de Surf Amador 2012, o Pena Surf Nordeste, finalizado neste domingo de páscoa na bela Praia da Taíba (CE), que em comemoração aos 10 anos do Circuito distribuiu Ipod´s para os campeões de todas as categorias.

Ondas de 0,5 a 1,0 metro contribuíram para finalizar com chave de ouro a festa do surf amador em águas cearenses que deu largada a temporada 2012, e teve como primeiro campeão Iniciante da etapa de abertura Rafael Venuto que fez excelentes apresentações durante toda a competição.
O local do pico Rafael Tigrão, embalado pela torcida, liderou toda a bateria com uma boa vantagem, mas no final do embate cometeu interferência em cima de Venuto que estava com a segunda colocação e terminou em quarto lugar. Emanuel Tobias do Rio Grande do Norte garantiu o segundo posto. O baiano Wallace Jr. representou seu Estado e ficou em quarto.
Além da Iniciante Rafael Venuto conquistou a Mirim nos minutos finais quando virou em cima do potiguar Israel Junior. Israel foi ovacionado em uma esquerda onde mandou um repertório variado de manobras desde o floater até finalizar com um aéreo, mas na sequência o cearense soltou o pé e descolou 7,5 para fechar a fatura, levar para casa dois Ipod´s e deixar Israel com o segundo lugar no pódio.
“Estou muito feliz em vencer as duas categorias. A iniciante foi bastante disputada o Tigrão surfa muito e na Mirim tive sorte de pegar a boa no final e sair vitorioso. Agradeço a todos os meus patrocinadores pela força e confiança”, falou Rafael Venuto que busca o bicampeonato na Iniciante.
A final feminino foi de muito vira vira entre as cearenses Raphaela Bahia, Estefany Freitas e Larissa dos Santos e a  potiguar Gilvanita Ferreira. Rapha começou melhor, mas não conseguiu segurar a primeira colocação e terminou em terceiro. Larissa dos Santos uma das favoritas ao título também esteve na liderança, mas o dia era de Ester que não se intimidou na frente das adversárias e mostrou um surf forte e criterioso para largar na frente no ranking do circuito 2012. Larissa ficou com o segundo posto e Gilvanita em quarto.
“O mar estava a meu favor, em Maracaípe no brasileiro amador bati na trave e a Gilvanita foi a campeã, mas hoje foi meu dia. Agradeço muito a Deus pela vitória e ao meu pai que sempre me dá força”, disse Ester amarradona.
Na Máster, para atletas a partir de 35 anos, o paraibano Saulo Carvalho que está de volta às competições depois de alguns meses lesionado foi o campeão. Saulo que tem como característica o surf de backside mostrou que também sabe usar bem o frontside, ele venceu com tranqüilidade eque tem como igues foi terceiro na etapa.no Cavalcante. ue valho que estnt do circuito 2012. uar Israel Jr.  somou 14,30 contra 10,23 de Luciano Cavalcante, local do Titanzinho. Alexandre Rodrigues foi terceiro na etapa.
Entre os pranchões o melhor foi Jhony Quest que mais uma vez mostrou muito controle e estilo no seu longboard. Ele sobrou na bateria formada somente pelos amigos da Leste Oeste (CE) Valdir Freitas, Demétrio Santos e Mardonio Chanel e levou o público para a beira da praia mandando muita vibe para os competidores. Jhony venceu com um placar 12,27 x 8,20 de Demétrio que obteve o vice-campeonato na última onda surfada, deixando Chanel em terceiro e Valdir em quarto.
A categoria Veteran, para atletas acima de 45 anos, Cardoso Jr., Marco Aurélio, Raimundo Bernardo Pena e Wladimir Lobo travaram um bonito confronto e mostraram para a nova geração que o surf não tem idade. Cardoso saiu vitorioso totalizando 13,17 e deixou seu amigo Marquinhos com 8,43. Pena e Wladimir foram terceiro e quarto, respectivamente.
As feras da categoria Junior Luis Silva, que estreia no PSN já fazendo final, Saulo Barros e Michael Rodrigues do Ceará e José Francisco da Paraíba protagonizaram um show de manobras radicais. Michael autor da maior média e nota do evento continuou abusando dos aéreos e venceu cravando 13 exatos pontos. Saulo Barros que também fez bonito nos três dias de prova aplicou muito bem seu backside para garantir o segundo lugar (9,17). José Francisco local do Mar do Macaco não foi feliz nas finalizações e ficou em terceiro. Luis Silva também deu trabalho, mas terminou em quarto.
“Estou amarradão em fazer essa final que para mim é muito importante, pois além de ser um treino para o Isa é um evento do meu patrocinador. Vou continuar focado e treinando muito para as próximas etapas”, comentou Michael que apesar de ter sido barrado na fase 2 da Open após ter tirado nota 10 no round 1 não desistiu de chegar no topo do pódio.
O potiguar Emanuel de Sousa brilhou nas águas cearenses e estragou a festa dos anfitriões em duas categorias, Sênior e Open. Na Sênior, categoria onde em 2010 foi campeão invicto, já mostrou que chegou a Taíba com sede de vitória e derrotou Luciano Cavalcante (2º), Flávio Sukita (3º) e Rogério Dantas (4º). Na Open Emanuel começou forte, com seu backside expressivo marcou um 8,50, mas José Francisco (PB) deu o troco e em uma boa esquerda mandou um arsenal de manobras para descolar muitos aplausos e um 9,23 dos juízes deixando os adversários precisando de uma combinação de notas.
Fininho, como é mais conhecido José Francisco, não conseguiu outra nota alta e o local da Praia de Miami continuou na briga pelo título precisando de 6.01, Emanuel achou a salvadora e com muitas pancadas fortes tirou 6,17 saindo da água com a segunda vitória na primeira etapa do Pena Surf Nordeste Amador.
“Tenho me preparado bastante para as competições e este é o resultado de muito treino, me sinto preparadíssimo para disputar com a nova geração, e só tenho a agradecer pelas duas vitórias e também por essa premiação alucinante”, contou Emanuel.
O local Marcos Otávio conhecedor da vala da Taíba ficou em terceiro e o potiguar Júnior Rocha em quarto.
Na disputa por equipes os anfitriões largaram na frente na corrida pela taça 2012 e deixaram a equipe do Rio Grande do Norte, que defende o título do circuito, em segundo. Os atletas da Paraíba e de Pernambuco que se uniram na Taíba foram os terceiros colocados.
A próxima parada do Pena Surf será em junho na Praia do Francês, em Alagoas.
A primeira etapa contou com o patrocínio da marca Pena, Governo do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de São Gonçalo. Apoio Taíba Beach Resort, Vila Marola, Blocos Teccel, D´Cofibras, Pousada Complexo Marct e ASKTA.Realização Federação Cearense de Surf, Top 16 Promoções e Associação Nordestina de Surf.
Resultado Pena Surf Nordeste Amador primeira etapa:
Iniciante  
1º Rafael Venuto (CE) 11.40 
2º Emanoel Tobias (RN) 10.43 
3º Wallace Jr. (BA) 9.33 
4º Rafael Tigrão (CE) 8.67 
Mirim 
1ºRafael Venuto (CE) 13.50 
2º Israel Jr. (RN) 11.24 
3º Jackson Rodrigues (RN) 8.80 
4º Lucas Pires (RN) 8.23 
Junior
1º Michael Rodrigues (CE) 13.00 
2º Saulo Barros (CE) 9.17 
3º José Francisco (PB) 8.90 
4º Luiz Silva (CE) 8.33 
Senior  
1º Emanoel de Sousa (RN) 13.93 
2º Luciano Cavalcante (CE) 10.93 
3º Flávio Sukita (CE) 10.27 
4º Rogério Dantas (CE) 9.17 
Feminino 
1º Estefany Freitas (CE) 8.27 
2º Larissa dos Santos (CE) 8.20 
3º Raphaela Bahia (CE) 7.50 
4º Gilvanita Ferreira (RN) 6.00 
Master 
1º Saulo Carvalho (PB) 14.30 
2º Luciano Calvacante (CE) 10.23 
3º Alexandre Rodrigues (CE) 9.77  
Open  
1º Emanoel de Sousa (RN) 14.67 
2º José Francisco (PB) 14.50 
3º Marcos Otávio (CE) 9.40 
4º Junior Rocha (RN) 7.83 
Longboard  
1º Jhony Quest (CE) 12.27 
2º Demétrio Santos (CE) 8.20 
3º Mardonio Chanel (CE) 7.37 
4º Valdir Freitas (CE) 4.97 
Veteran  
1º Cardoso Junior (CE) 13.17 
2º Marco Aurélio (CE) 8.43 
3º Pena (CE) 6.80 
4º Wladimir Lobo (CE) 5.97 
Tag Team  
1º Ceará (CE) 55.27 
2º Rio Grande do Norte (RN) 48.68 
3º PB + PE 48.48 
Comunicando Surf – Assessoria de Comunicação / comunicandosurf@gmail.com
Jocildo Andrade – 85 9953-1008
Kelen Tostes – 85 8878-2811
Vanessa Vasconcelos – 85 9997-0417
Por: Comunicando Surf em 08/04/2012hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário