segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ventos e Velas - Groupama vence em casa e já é praticamente campeão da Volvo Ocean Race

 por MariPeccicacco - Coluna Murrilo Novaes 
Franceses abrem 25 pontos de vantagem para os norte-americanos do Puma faltando uma perna para o fim da edição 2011/2012 da Volta ao Mundo.
São Paulo (SP) - O barco francês do Groupama é o virtual campeão da Volvo Ocean Race 2011/2012. Correndo em casa, a tripulação de Franck Cammas venceu neste sábado (30) a Regata do Porto de Lorient e abriu 25 pontos de vantagem para os norte-americanos do Puma. Para confirmar a vitória desta edição da Volta ao Mundo, os franceses precisam chegar em quinto lugar na última perna, que tem largada marcada para as 8h (horário de Brasília) deste domingo. O trecho final até Galway, na Irlanda, tem 550 milhas náuticas e, nesta situação, o Groupama precisaria apenas completar a regata In-port,marcada para o sábado (7) em águas irlandesas. Traduzindo, somente uma quebra poderá tirar a taça dos franceses.
“Este é um dia muito especial para nós. Os torcedores na água aqui em Lorient nos apoiaram e conseguimos os seis pontos importante para a classificação. Temos que repetir a nossa estratégia para a última perna”, as palavras de Franck Cammas revelam a felicidade da equipe que se aproximou do título da Volvo Ocean Race. “Vencemos a regata sem erros. Melhor do que isso, usamos os erros dos outros concorrentes para sair com o pódio. O problema em regatas curtas é qualquer coisa pode acontecer. Acho que a última etapa é mais uma mais costeira, estilo In-port Race”.
Na Regata do Porto, de aproximadamente uma hora, o Camper liderou boa parte da prova, mas acabou perdendo a ponta para os locais no trecho final. Foram 13 segundos de vantagem. O Puma cruzou a linha em terceiro, seguido pelos espanhóis do Telefónica, que já não têm mais chance de título. Abu Dhabi e Sanya completaram a classificação do dia.
A largada para Galway terá transmissão ao vivo do canal Bandsports às 8h. O vencedor somará 30 pontos.
Resultado acumulado:
1º – Groupama – 225 pontos
2º – Puma – 200 pontos
3º – Camper – 196 pontos
4º – Telefónica – 194 pontos
5º – Abu Dhabi – 124 pontos
6º – Sanya – 40 pontos


Nenhum comentário:

Postar um comentário