segunda-feira, 9 de julho de 2012

Ventos e velas - Puma vence última regata da Volvo Ocean Race 2011/2012

por MariPeccicacco - Coluna murillo Novaes
A aventura de oito meses da Volta ao Mundo terminou nesse sábado (7) em Galway, na Irlanda. Apesar da vitória na Regata do Porto, Puma ficou em terceiro no geral. Francês Groupama foi o campeão da temporada

São Paulo (SP) – A Volvo Ocean Race 2011/2012 terminou neste sábado (7), em Galway, na Irlanda, com a Regata do Porto Discovery Ireland. A vitória da prova de aproximadamente uma hora foi do norte-americano Puma, seguido pelo Camper, Telefónica, Groupama, Abu Dhabi e Sanya. O resultado não alterou a classificação geral e o campeão desta edição foi o francês Groupama, que totalizou 253 pontos. As chamadas In-port Races são realizadas em todas as cidades-sede da Volta ao Mundo e podem ser assistidas pela população gratuitamente em molhes, píeres, decks ou na Vila da Regata. O mesmo sistema será mantido para a próxima edição, marcada para 2014/15.
A Regata do Porto deu mais seis pontos ao Puma, que finalizou o campeonato em terceiro lugar com 226 pontos. O desempenho da equipe de Ken Read em provas deste tipo foi especial, ficando fora de apenas um pódio das dez regatas de porto. “Tem um sabor muito doce vencer a última do ano”, diz o comandante. “Ganhar uma prova contra os melhores do mundo é especial. Fechamos bem essa edição”.
Porém, quem mais fez festa foi Franck Cammas do Groupama. Os campeões desta edição comemoram muito, desde a semana passada, o título antecipado em Galway. “Com certeza é um grande sonho. Todos estão felizes pelo título. Nós não esperávamos que isso pudesse acontecer. Foi uma grande surpresa”, revela Cammas. “O segredo foi simples: como estávamos atrás desde o começo, conseguimos aprender e corrigir os erros para chegar em Galway com a vitória no geral”.
A Vila da Regata em Galway recebeu milhares de pessoas, assim como em Itajaí, no Brasil, no mês de abril. Por isso, a parada brasileira está cotada para a próxima edição. O processo de escolha está na quarta etapa e 35 cidades ainda estão concorrendo. A decisão final será conhecida apenas em dezembro ou início de 2013.
Durante a parada da regata em Itajaí, em abril, o CEO da VOR, Knut Frostad, afirmou à imprensa que o município somente não participará das próximas edições se não quiser. O presidente do Comitê Central Organizador do Stopover Itajaí, Amílcar Gazaniga acredita que o sucesso da regata em Itajaí foi possível devido ao engajamento da sociedade como um todo no processo de realização. “O êxito obtido somente foi alcançado devido à união entre o poder público, a iniciativa privada e a comunidade, que apoiou e trabalhou junto com os organizadores antes e durante a realização da regata”, afirma.
A próxima edição da regata terá início em 2014 e vai ser disputada com barcos de 65 pés todos desenhados pela Farr Yacht Design e construídos por um consórcio europeu de estaleiros.

Resultado acumulado:
1º – Groupama – 253 pontos
2º – Camper – 231 pontos
3º – Puma – 226 pontos
4º – Telefónica – 213 pontos
5º – Abu Dhabi – 131 pontos
6º – Sanya – 51 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário