quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Avisoesporte - Pesquisa revela: atividade física é remédio natural contra a TPM

Fonte: GloboEsporte.com
Cólicas são alguns dos sintomas da Tensão Pré-Menstrual (Foto: Getty Images)
Alguns dias antes da menstruação, a maioria das mulheres sente inchaço, dores no corpo, retenção de líquidos, irritação e mudanças de humor. Segundo uma pesquisa realizada no estado de Connecticut, nos EUA, a atividade física leve ou moderada, com duração de 30 minutos, três vezes por semana, é recomendada como  um importante aliado para atenuar o desconforto causado pelos sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual) na rotina feminina.



Tal efeito é possível porque a frequência de exercícios faz com que o organismo mantenha os níveis hormonais estabilizados e libere endorfina, responsável pela sensação de bem-estar. Para ter sua liberação no organismo, é preciso regularidade nos treinos. Ana Paula Oliveira, instrutora da Academia Smart Fit em Recife (PE), lembra que não são apenas os exercícios de baixa intensidade que ajudam a amenizar os sintomas.


- Correr ou pedalar pode ajudar no inchaço, nos sintomas de irritabilidade. O importante é ressaltar que a atividade física para mulheres sedentárias, mesmo que leves, ou um aumento na intensidade ou volume para aquelas que já treinam, marcam significativamente uma redução nos sintomas da TPM – disse Ana Paula.
Ana Paula ainda ressalta que as mulheres tomam remédio porque acham mais prático.
- A solução mais saudável é a mudança dos hábitos de vida, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável.

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