segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Surf - El Niño está de volta!

por NOAA
As condições de El Niño estão propensas a se desenvolver nos meses de agosto e setembro de 2012, de acordo com os modelos de previsão climática do NOAA.
As condições neutras continuaram durante o mês de julho de 2012, apesar de temperaturas da superfície do mar (TSM) acima da média em todo o Oceano Pacífico. Refletindo esse aquecimento, a maioria dos valores de índice semanais Niño permaneceram próximos ou superiores a 0,5 ºC.
 
A anomalia oceânica de conteúdo de calor (a temperatura média no 300m superiores do oceano) também se manteve elevada durante o mês, consistente com uma grande região de temperaturas acima da média em todo o Pacífico equatorial.

Embora as temperaturas da sub-superfície e superfície acima da média, muitos aspectos da atmosfera tropical estavam inconsistentes com as condições do El Niño. Ventos alísios de nível superior e de baixo nível foram perto de média ao longo do equador, enquanto a convecção tropical permaneceu reforçado sobre a Indonésia. 

No entanto, a convecção aumentou perto da Linha Internacional de Data, o que pode refletir uma progressão para o El Niño. A falta de uma resposta clara atmosférica para as anomalias positivas oceânicas indica o prolongamento das condições neutras.

Quase todos os modelos dinâmicos favorecem o aparecimento do El Niño entre julho a setembro de 2012. Como em meses anteriores, vários modelos estatísticos prevêem condições neutras no restante do ano, mas a previsão média estatística de Niño-3.4 aumentou em relação ao mês passado. 

De acordo com os modelo de previsão, e o calor contínuo através do Oceano Pacífico, há um aumento de probabilidade para um fraco a moderado El Niño durante a primavera e verão do Hemisfério Sul de 2012 a 2013. 

As condições do El Niño estão propensas a desenvolver nos meses de agosto ou setembro de 2012.

Essa discussão é um esforço consolidado da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), Serviço Nacional de Meteorologia da NOAA, e suas instituições financiadas. As condições atmosféricas e oceânicas são atualizadas semanalmente. As previsões para a evolução do El Niño / La Niña são atualizados mensalmente na seção Fórum Previsão do Boletim CPC Diagnóstico do Clima. A próxima Discussão e Diagnóstico sobre o ENSO está prevista para 6 de Setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário