terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Ciclismo - 7 Dicas para sobreviver ao bolo / Cuidados são sempre essenciais para manter a segurança durante os treinos e competições

Fonte Prologo
Foto: Ricardo Moreno
1. Olhe à frente
Sempre fique atento ao que ocorre na frente do pelotão. Esse cuidado fará com que o ciclista veja e sinalize obstáculos antecipadamente, permitindo o desvio com suavidade. Na maioria dos casos, os acidentes ocorrem quando o ciclista desvia bruscamente de um obstáculo – manobra que pode ter efeito dominó, isto é, os que estiverem atrás não terão tempo suficiente de resposta, podendo haver um “engarrafamento” de ciclistas.

2. Evite a roleta-russa
Olhe primeiro, mova-se depois. Qualquer movimento não calculado pode se tornar uma roleta-russa se o ciclista não estiver atento e não observar antes aonde deseja ir.

Lembre-se: se você fizer um rápido e imprevisto movimento, o ciclista atrás sofrerá as consequências quando a roda dianteira encostar em sua roda traseira.

3. Distância segura
Se estiver no meio do pelotão, não existe a necessidade de colar na roda do vizinho da frente.

É possível ficar a um metro de distância e se beneficiar do vácuo. Além disso, caso haja um engavetamento, você terá tempo de desviar.

4. Pedalando em pé
Quando for pedalar em pé, empurre com força o pedal para evitar que a bicicleta perca velocidade e encoste na roda de quem vem atrás.

5. Controle o uso dos freios
Os freios devem ser acionados suavemente e com cuidado – evite freadas bruscas. Ajuste sua velocidade com mudanças na cadência de pedalada em vez de frear. Se precisar parar (pneu furado, queda da caramanhola, etc.), anuncie em voz (bem) alta que vai parar e, devagar, pedale para a direita da pista, mas não se esqueça de olhar antes de virar.

6. Clipes e guidão aerodinâmico
São acessórios ideias para contrarrelógios ou triathlon, mas jamais devem ser usados em pelotão – a menos que você seja sempre o último no grupo. Quando está guiando a bicicleta com os cotovelos apoiados no guidão, o ciclista possui controle limitado de direção e estabilidade e ainda não tem fácil acesso aos freios. Isso é muito perigoso para qualquer um que estiver ao seu lado ou atrás de você, pois qualquer perda de controle pode implicar uma queda.

7. Escatologia
Quando precisar cuspir ou limpa o nariz, lembre-se que tem alguém ao seu lado ou atrás de você que pode ser atingido. Vá para a rabeira do pelotão antes de assuar o nariz e cuspir ou pedale para algum lugar do pelotão onde esteja protegido do vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário