quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Surf - Surfistas escalados para estrear no Brasil Surf Master

João Carvalho - Assessoria de Imprensa da ABRASP e do Brasil Surf Master
Cearense Cardoso Junior - Arquivo pessoal
Evento que define os campeões brasileiros de surfe profissional nas categorias para surfistas com mais de 40 anos começa ao meio-dia da sexta-feira em Ubatuba
Muitos surfistas aproveitaram o último dia de treinos livres na Praia de Itamambuca na quinta-feira, para a estreia do Brasil Surf Master em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Os 65 inscritos já estão escalados nas três categorias, sendo trinta na Master (40 anos ou mais) e 25 na Grand Master (45 anos ou mais), que vão definir os últimos campeões brasileiros da temporada 2012, além de dez na Kahuna (50 anos ou mais). O evento apresentado pela Skol Praia com patrocínio da Oakley, começa ao meio-dia da sexta-feira e no primeiro dia só competem os inscritos na Master, que é a principal categoria do campeonato que vai até domingo em Ubatuba.

Os mais bem colocados no ranking histórico dos 25 anos do circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), iniciado em 1987, foram divididos nas oito baterias da primeira fase. O bicampeão brasileiro em 1988 e 1992, Jojó de Olivença, é o cabeça de chave do confronto que vai abrir oficialmente o Brasil Surf Master na Praia de Itamambuca. Os adversários do baiano na briga pelas primeiras vagas para as quartas de final são o carioca Sergio Penna e o paulista Carlos Brito.

Dois surfistas que já venceram etapas do Circuito Mundial da ASP fazem suas primeiras apresentações na segunda bateria, o paulista Renan Rocha e o niteroiense Ricardo Tatui, contra os paulistas José Roberto e José Augusto Bartelega. Outro bicampeão brasileiro, Ricardo Toledo, ubatubense que foi o número 1 do ranking em 1991 e 1995, é o cabeça de chave da terceira. O da quarta é o potiguar Joca Junior, único da história a ser campeão brasileiro nas três fases da carreira. Ele foi o melhor amador do Brasil em 1989, faturou o título profissional em 1996 e o Master também da ABRASP em 2005 nas mesmas ondas de Itamambuca.

Na chave de baixo, que vai apontar os outros dois finalistas do Brasil Surf Master, os cabeças de chave são o paulista Wagner Pupo na quinta bateria, o ubatubense Tadeu Pereira na sexta, o pernambucano Savio Carneiro na sétima e o carioca Pedro Muller, campeão brasileiro de 1989, na oitava e última. As baterias têm no máximo quatro competidores e os dois primeiros colocados em cada, avançam para a próxima fase.

Pedro Muller também encabeça o primeiro confronto da categoria Grand Master. O da segunda bateria é o paranaense Rodrigo Munhoz, o da terceira é o pernambucano Claudio Marroquim, o da quarta o carioca Rodolfo Lima, o da quinta o catarinense David Husadel, o da sexta o capixaba Nelson Ferreira, o da sétima o catarinense Carlos Santos, que já tem um título mundial Master da ISA (International of Surfing Association) no currículo, e o da oitava e última bateria é o bicampeão brasileiro de 1990 e 1993, Tinguinha Lima.

As categorias Grand Master e Kahuna só serão iniciadas no sábado, a partir das 9:30 horas na Praia de Itamambuca. O Brasil Surf Master oferece uma premiação total em dinheiro de R$ 40.000,00 para ser igualmente dividida entre as categorias Master e Grand Master, enquanto o campeão da Kahuna ganha uma passagem aérea para a Costa Rica, com os outros três finalistas recebendo pranchas de surfe, além dos troféus.

TRANSMISSÃO AO VIVO - Esta é a grande oportunidade para todos que gostam do esporte poderem rever os primeiros ídolos da história do Circuito Brasileiro Profissional, que brilharam nas décadas de 80 e 90 nas etapas da ABRASP. Para os que não puderem comparecer na Praia de Itamambuca, o Brasil Surf Master será transmitido ao vivo pela internet, com o link podendo ser acessado pelos siteswww.abrasp.com.br - www.fpsurf.com.br - www.waves.com.br

O Brasil Surf Master é um evento viabilizado através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, apresentado pela Skol Praia, com patrocínio da Oakley e apoio do Aquário de Ubatuba, L23 e Nivana Turismo, contando com apoio de mídia da ESPN Brasil, Revista Fluir e Waves.com.br. O evento decide os títulos brasileiros da categoria Master da Associação Brasileira de Surf Profissional, em uma realização conjunta com a Federação Paulista de Surf, Associação Ubatuba de Surf e Prefeitura Municipal de Ubatuba.

BATERIAS DO BRASIL SURF MASTER (sujeitas a alterações):

CATEGORIA MASTER - PRIMEIRA FASE - 1.o e 2.o=Quartas de Final / 3.o=17.o lugar / 4.o=25.o lugar:
1.a: Jojó de Olivença (BA), Sergio Penna (RJ), Carlos Brito (SP)
2.a: Renan Rocha (SP), Ricardo Tatui (RJ), José Roberto (SP), José Augusto Bartelega (SP)
3.a: Ricardo Toledo (SP), Roni Ronaldo (SC), Esdras Santos (BA), Josil Mandacaru (SP)
4.a: Joca Junior (RN), Claudio Marroquim (PE), Alfredo Correa (SP), Freddy Jacob (SP)
5.a: Wagner Pupo (SP), Carlos Santos (SC), Dalmo Meireles (BA), Vavá Oliveira (SP)
6.a: Tadeu Pereira (SP), Alexandre Herdy (RJ), Fabio Ayres (SP), Arthur Gama (RJ)
7.a: Savio Carneiro (PE), Piu Pereira (SP), Helio Rocha (BA), Marcio Zanotti (ES)
8.a: Pedro Muller (RJ), Cardoso Junior (CE), Alex Miranda (SP)

GRAND MASTER - PRIMEIRA FASE - 1.o e 2.o=Quartas de Final / 3.o=17.o lugar / 4.o=25.o lugar:
1.a: Pedro Muller (RJ), Antonio Augusto (SP), Edson Vieira (SP)
2.a: Rodrigo Munhoz (PR), Joca Secco (RJ), Vagner Crudo (SP), Wladimir Lobo (CE)
3.a: Claudio Marroquim (PE), Saulo Lyra (SC), José Alexandre (SP)
4.a: Rodolfo Lima (RJ), Ricardo Lobo (RJ), Sergio Todesco (SP)
5.a: David Husadel (SC), Cardoso Junior (CE), Esdras Santos (BA)
6.a: Nelson Ferreira (ES), Carlos Kxot (SC), José Federal (SP)
7.a: Carlos Santos (SC), Eduardo Bolonha (SP), Marcelo Aguiar (SP)
8.a: Tinguinha Lima (SP), Sergio Penna (RJ), Anderson Neguinho (SP)

CATEGORIA KAHUNA - 1.o e 2.o=Semifinais / 3.o=9.o lugar / 4.o=13.o lugar:
1.a: Antonio Augusto (SP), Luiz Roberto Medeiros (SP), Marco Aurélio "Leléu" (RN)
2.a: Jaime Matos (BA), Julio Cesar Gaúcho (SP), Raul Iwari (SP), Renato Larica (ES)
3.a: Lula Menezes (RJ), Leonardo Viana (SP), Pedro Secco (RJ)

Acesse a programação completa para os três dias do evento clicando na chave das baterias do Brasil Surf Master na capa do www.abrasp.com.br

João Carvalho - Assessoria de Imprensa da ABRASP e do Brasil Surf Master
(48) 9988-2986 - joaocarvalho@matrix.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário