segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Surf - Circuito Club Social Surf termina em festa pernambucana

Texto de João Carvalho
Podio dos Campeões - Foto Claudio Damangar
Thales Luiz derrota o paraibano José Francisco com um show de aéreos na principal categoria da CBS para garantir o título de melhor equipe estadual para Pernambuco.
Um show de aéreos na bateria mais emocionante do fim de semana em Maracaípe fechou o Circuito Club Social Surf em Ipojuca, domingo no litoral sul de Pernambuco. A grande final da principal categoria da Confederação Brasileira de Surf (CBS) foi decidida com um vira-vira nos últimos minutos. Para a alegria da torcida local, Thales Luiz bateu todos os recordes do campeonato com seus aéreos 360 para superar os também incríveis vôos do paraibano José Francisco, mais conhecido por Fininho. Com a vitória, garantiu o título de melhor equipe estadual para Pernambuco. Nas outras categorias, o potiguar Israel Junior venceu a Junior, o pernambucano Douglas José ganhou a Mirim, o paraibano Jonas Marretinha foi o melhor na Iniciante e nas femininas só deu a cearense Larissa dos Santos, que foi campeã nas finais da Open e da Junior.

O Circuito Club Social Surf já tinha lotado a Praia de Maracaípe no sábado com o show da banda de Teco Padaratz e o campeonato inédito de surfe noturno em pranchas equipadas com luzes de LED, trazidas especialmente da Espanha para o evento. E no domingo, foi encerrado com chave de ouro na bateria adrenalizante que definiu o título da principal categoria do Circuito CBS Brasileiro de Surf. Os quatro competidores deram um show de aéreos e os mais impressionantes foram completados pelo pernambucano Thales Luiz e o paraibano José Francisco.

O paraibano largou na frente com nota 6,67 e foi abrindo vantagem a cada onda, até Thales Luiz acertar um aéreo 360 muito alto de frontside, sem colocar as mãos na borda da prancha. Com esta manobra, o recifense arrancou a maior nota de todo o campeonato - 8,17 - e assumiu a ponta. Mas, nos minutos finais que tudo foi decidido. Fininho (José Francisco) pegou uma esquerda e mandou um aéreo Superman, de difícil execução, para retomar a liderança com nota 7,63. Em seguida, acertou outro aéreo sem as mãos, recebeu nota 6,70 e ampliou a vantagem para 6,16 pontos.

RECORDES DE PONTOS - No entanto, Thales Luiz não desistiu e ainda achou outra onda que armou a rampa para ele voar e acertar outro aéreo rodando que valeu nota 6,40 e a vitória por 14,57 a 14,33 pontos do paraibano, os maiores placares do Circuito Club Social Surf em Maracaípe. O cearense Saulo Barros terminou em terceiro com 9,47 e o potiguar Arlan Duarte em quarto com 7,07. Este resultado determinou o primeiro ranking de equipes estaduais da CBS em 2013, com a de Pernambuco em primeiro lugar, seguida pela da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

"Depois que tirei aquele 8,17 fiquei mais confiante, aí ele (José Francisco) veio, acertou o Superman e virou, mas eu sabia que poderia acertar outro aéreo pra vencer. Ainda bem que deu tempo pra vir mais uma onda, arrisquei tudo e fiquei muito feliz que completei o aéreo", contou Thales Luiz. "Eu fiquei em segundo aqui no ano passado e queria muito a vitória dessa vez. O Fininho já abriu a bateria com aéreo, então também fui pros aéreos pra competir com ele. Foi o melhor campeonato que eu disputei aqui em Maracaípe em toda a minha vida e estou muito feliz pela vitória".

DUAS FINAIS SEGUIDAS - Na categoria Junior, dois surfistas que haviam acabado de decidir o título Mirim permaneceram na água para mais uma final de 20 minutos de duração. O pernambucano Douglas José venceu a Mirim, mas o potiguar Israel Junior, de Baía Formosa, deu o troco na Junior superando dois pernambucanos de uma vez só. Ivan Silva chegou perto da virada, porém ficou em segundo lugar, com Douglas José em terceiro e o cearense Rafael Venuto em quarto.

"Foi muito cansativo, ainda mais que o tempo das baterias subiu de 15 para 20 minutos nas finais", disse Israel Junior, que é patrocinado pela Rotator, única marca de surfwear entre os apoiadores do Circuito Club Social Surf. "Felizmente, as ondas que não vieram pra mim na Mirim, vieram na Junior. Eu consegui surfar melhor e agora é ir pras outras etapas, confiante, pra tentar o título brasileiro e a classificação para representar o Brasil nos Mundiais da ISA".

Douglas José, surfista local de Maracaípe mais conhecido por Dodô, também saiu feliz do mar por ter conseguido ser campeão na sua categoria de idade. "Eu já tinha vencido a Mirim e até tentei ganhar também a Junior, mas não deu", falou Douglas José. "Tinha muita gente boa dentro d´água nessa segunda final, mas tudo bem, estou feliz por ter conseguido uma vitória aqui pra galera de Maraca e para o meu estado também".

CAMPEÃ NAS DUAS - Na categoria Iniciante, o paraibano Jonas Marretinha foi o vencedor na final contra o baiano Taiwan Chan (segundo lugar), o pernambucano Cauã Nunes (terceiro) e o paulista Kaue Germano (quarto). Já entre as meninas, só deu a cearense Larissa dos Santos, que também disputou duas finais seguidas no domingo. Primeiro derrotou até a defensora do título nacional na decisão Open, a também cearense Estefanie Freitas. Depois venceu a Junior, categoria em que ela foi campeã brasileira em 2012.

"Foi muito cansativo, mas valeu, foi demais", vibrou Larissa dos Santos, que só tem 14 anos de idade ainda. "Eu comecei com um 6,67 na primeira onda, depois fiz um quatro e pouco pra garantir a vitória na Open. Na Junior, também comecei bem e estou muito amarradona com as duas vitórias. Eu já fui campeã brasileira Junior no ano passado e quero muito conseguir vaga pro Mundial da ISA, então já comecei com o pé direito aqui. Tomara que continue assim nas próximas etapas".

Esta primeira etapa do Circuito Club Social Surf na Praia de Maracaípe contou com apoio da Prefeitura Municipal de Ipojuca e da Secretaria dos Esportes do Governo do Estado de Pernambuco, além da Rotator e Blocos Teccel. O evento válido como primeira etapa do circuito 2013 da Confederação Brasileira de Surf (CBS), foi organizado pela Associação Nordestina de Surf (ANS) e Federação Pernambucana de Surf e transmitido ao vivo pelo www.surfcore.com.br

MASTER NO CEARÁ - Depois do primeiro confronto de mais uma nova geração do surfe brasileiro, o Circuito Club Social Surf promove a primeira Seletiva CBS de Surf Master 2013, nos dias 26 e 27 de janeiro na Praia do Futuro, em Fortaleza, capital do Ceará. Será a vez dos surfistas com mais de 35 anos de idade disputarem vagas para o Mundial Master da ISA no Equador, marcado para os dias 6 a 14 de abril na Playa Montañita.

Os atletas são divididos em quatro categorias. A principal é a Master, para os que têm 35 anos ou mais de idade. As outras são a Grand Master (40 anos ou mais), Kahuna (45 anos ou mais) e a Grand Kahuna (50 anos ou mais). No ano passado, o catarinense Roni Ronaldo e o carioca Artur Gama dividiram o título brasileiro na Grand Master. Nas demais, os campeões foram o paraibano Saulo Carvalho na Master, o pernambucano Claudio Marroquim na Kahuna e o catarinense Mickey Hoffmann na Grand Kahuna.

INSCRIÇÕES - Mais informações sobre as inscrições, que estão abertas até o dia que antecede ao do início dos eventos, no site da CBS - www.cbsurf.com.br - e é necessário enviar para o e-mail - cbsurf@uol.com.br - o comprovante do depósito na conta bancária da entidade no Bradesco (237) - agência 1172-0 e conta corrente número 28.591-9 em nome da Confederação Brasileira de Surf / CNPJ: 02.995.720/0001-60. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário