quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Stand up Paddle - ISA World Stand Up Paddle

Por: Marcelino Saraiva Mota 
Campeonato de SUP e Paddleboard  na praia de La Pampilla em Miraflores, Peru.
Dia histórico para o SUP mundial.
No campeonato de SUP e Paddleboard realizado pela ISA na praia de La Pampilla em Miraflores, Lima, Peru esta terça-feira, 26,  foi um dia inesquecível.
Primeiro pelo recorde de participantes na prova de Maratona (22Km), com quase todas as 23 delegações que estão participando do mundial com atletas inscritos na prova.

Segundo pelas condições adversas do tempo, com uma forte neblina que praticamente colocou os atletas para remar as escuras e que obrigou aos organizadores interromperem a prova depois do 2º. Pelotão de remadores concluí-la.
A prova consistia de um percurso de 22km realizado a beira mar próximo da linha da arrebentação, até aí tudo tranquilo, mas ninguém contava que um forte nevoeiro fosse aparecer justamente na hora da prova.
A largada foi realizada por categoria, vejam o desempenho de alguns atletas da equipe Brasilera:
SUP RACE Masculino: Alex Araujo e Gabriel Vilarinho não largaram bem e ficaram presos no meio do pelotão intermediário e tiveram que fazer uma prova de recuperação.
PaddleBoard Masculino: Fabio e Genauto também não largaram bem e também ficaram presos no meio do pelotão intermediário, vale ressaltar a incrível diferença das pranchas utilizadas pelos atletas do pelotão que liderou a prova.
SUP Race Feminino:  Barbara Brazil apesar de ter ficado do lado que as ondas estavam quebrando,  largou bem e fez a primeira boia no pelotão da frente.
PaddleBoard Feminino:  Regina Ferreira largou bem, mas por competir com uma prancha da organização, assim como o Fabio Velasques, acabou sendo ultrapassada pelo pelotão de elite.
O time australiano foi aos poucos dominando a prova em todas as categorias, enquanto nossos atletas faziam uma prova de recuperação por melhores colocações.
Vale destacar que a atleta da equipe brasileira  Babi chegou a andar em 3º. lugar na prova mas na penúltima boia caiu e permitiu a chegada das demais adversárias. Babi vinha disputando a 3ª. Colocação junto com mais 3 atletas, mas caiu na onda e acabou a prova na 5ª. colocação, sendo o melhor resultado brasileiro na maratona.  
Além de Babi, os atletas Alex, Gabriel e Genauto completaram a prova, conseguindo fazer os 22km do percurso, antes da paralisação da prova por motivos de segurança, pois a visibilidade não chegava a 10 metros dentro do mar. Regina foi interrompida quando se encaminhava para a última volta, mas os organizadores acharam melhor interromper a prova naquele momento devido as péssimas condições do tempo. Fabio, chegou a ser nossa maior preocupação pois  ele já havia aberto a última volta e estava  no meio do caminho para concluir quando foi obrigado a subir no barco de segurança para voltar a praia, dando um alivio aos demais que aguardavam ansiosos na praia a chegada dele.
As colocações e os pontos obtidos por todos os atletas ainda será divulgado pela ISA, pois muitos atletas não puderam completar a prova.
A informação que temos é que os atletas que não abandonaram a prova antes da interrupção seriam pontuados pelo rateio dos pontos remanescentes de quem concluiu a prova. Dessa forma todos os nossos atletas pontuaram na prova, o que é fundamental para uma melhor classificação brasileira no mundial.
Abaixo a classificação dos medalhistas:
Men’s SUP Long Distance Race
Gold- Jamie Mitchell (AUS)- 2:32:01
Silver- Casper Steinfath (DEN)- 2:32:03
Bronze- Fernando Stalla (MEX)- 2:32:04
Copper- Paul Jackson (NZL)- 2:32:05
Women’s SUP Long Distance Race
Gold- Angela Jackson (AUS)- 2:56:40
Silver- Olivia Piana (FRA)- 2:57:31
Bronze- Shannon Bell (CAN)- 2:57:47
Copper- Laura Quetglas (SPA)- 2:58:59
Men’s Paddleboard Long Distance Race
Gold- Brad Gaul (AUS)- 2:45:36
Silver- Lincoln Dews (AUS)- 2:46:36
Bronze- Ryan Butcher (RSA)- 2:56:42
Copper- Luiz Escudero (PER)- 2:57:11
Women’s Paddleboard Long Distance Race
Gold- Jordan Mercer (AUS)- 3:00:23
Silver- Anna Notten (RSA)- 3:00:50
Bronze- Rocio Larranaga (PER)- 3:28:23


Por: Marcelino Saraiva Mota (Out Burst) - Patrocinadora Seleção Brasil Mundial ISA SUP Peru 2013 - (85) 8709-1358 em 27/02/2013hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário