terça-feira, 16 de abril de 2013

Ciclismo Urbano - Kreuziger vence a Amstel Gold Race

Fonte Prólogo
Foto: Graham Watson
Foi a primeira vitória de um tcheco na prova; Peter Sagan sente cãimbras e é apenas o 36º colocado
Roman Kreuziger venceu, no último domingo, 14 de abril, a Amstel Gold Race, competição que abre as clássicas das Ardenas, e que serão completadas na sequência com a La Flèche Wallonne (17 de abril) e a Liège-Bastogne-Liège (21 de abril). O ciclista da Saxo Tinkoff é o primeiro tcheco a vencer a prova, que é considerada a mais importante da Holanda.


O ciclista de 26 anos completou o montanhoso trajeto de 250,8 km em 6h35min21s. Esta é a principal conquista em provas de um dia do atleta que em 2011 foi o melhor jovem do Giro d'Italia. Alejandro Valverde (Movistar) foi o segundo e Simon Gerrans (Orica-GreenEdge) o terceiro.

Para chegar à vitória, Kreuziger escapou do pelotão na subida de Cauberg, quando ainda faltavam 20 km para a meta. Um grupo de três ciclistas formado por Philippe Gilbert (BMC), Simon Gerrans e Alejandro Valverde tentou acompanhar o ciclista tcheco, mas foi incapaz de alcançar Kreuziger, que cruzou com certa tranquilidade, 22 segundos à frente de seus concorrentes.

"É uma grande surpresa, mas a equipe foi excelente e minhas pernas estavam muito boas. Estou muito feliz em vencer a corrida após meu amigo, Enrico Gasparotto, vencê-la no ano passado", disse Kreuziger, que até ano passado defendia a Astana, equipe de Gasparotto. Com a vitória, o ciclista somou 80 pontos no ranking da UCI, aparecendo pela primeira vez no ano já na 20ª colocação. Não houve alterações nas dez primeiras posições.

Mas se faltou briga na luta pela vitória, sobrou emoção na chegada do pelotão. E quem acabou se dando pior foi o bicampeão da prova, Philippe Gilbert (2010 e 2011), que vinha em segundo mas foi ultrapassado por Valverde, Gerrans e Kwiatkowski (Omega Pharma). 

Cotado como principal favorito à prova, Peter Sagan (Cannondale) sofreu com cãimbras e terminou na 36ª posição, 57 segundos depois do campeão. Esta foi a primeira vez no ano em que Sagan não termina uma clássica na primeira ou na segunda posição. O eslovaco ainda não sabe se participará da La Flèche Wallonne.

Classificação Final

1. Roman Kreuziger (TCH) Team Saxo-Tinkoff
2. Alejandro Valverde (ES) Movistar Team @ 22s
3. Simon Gerrans (AUS) Orica-GreenEdge
4. Michal Kwiatkowski (POL) Omega Pharma-Quick Step
5. Philippe Gilbert (BEL) BMC Racing Team
6. Sergio Henao (COL) Team Sky
7. Björn Leukemans (BEL) Vacansoleil-DCM
8. Pieter Weening (HOL) 
9. Enrico Gasparotto (ITA) Team Astana
10. Bauke Mollema (HOL) Blanco Pro Cycling

Nenhum comentário:

Postar um comentário