segunda-feira, 15 de abril de 2013

Surf - ISA Masters / Trio brazuca no pódio

Por Ader Oliveira
Jojó de Olivença não encontra as ondas na final e termina em terceiro na Kahuna. Foto: Rommel / ISA.
A carioca Andrea Lopes e os baianos Jojó de Olivença e Marcelo Alves levaram ao Brasil ao pódio do ISA Masters em Montañita, Equador. 
Neste domingo, em ótimas ondas de 1 metro e séries demoradas, Marcelinho fez bonito ao conseguir a medalha de prata na Grand Master (acima de 40 anos), enquanto Jojó e Andrea ficaram com o bronze na Kahuna (acima de 45) e Feminino Master, respectivamente.



Na pontuação geral por equipes, o Brasil terminou em quarto lugar, atrás do Hawaii, África do Sul e Estados Unidos. É o segundo ano consecutivo que os havaianos levam o ouro.


Na final da Grand Master, Marcelo Alves tentou abrir vantagem sobre os adversários logo no começo da bateria, mas foi o havaiano Sunny Garcia quem dominou o confronto com notas 9.23 e 7.83.


Em larga vantagem no placar, Sunny passou a auxiliar o compatriota Love Hodel na tentativa de uma dobradinha, mas Marcelo Alves não aliviou e fez o possível para garantir a prata.



No final, Love ainda conseguiu uma nota 8.17 e subiu de quarto para terceiro, deixando para trás o norte-americano Dean Randazzo.


Grande favorito ao título da Kahuna, Jojó de Olivença teve dificuldade para encontrar as ondas na final e não conseguiu o ouro que tanto vem buscando.


Finalista do Mundial no Peru e El Salvador, Jojó até acertou uma paulada sensacional numa onda muito curta que rendeu 6.33, mas o título ficou com o havaiano Mike Latronic, autor de uma virada no sul-africano Andre Malherbe.


Quem também levou o bronze foi Andrea Lopes. A carioca surfou com muita consistência durante todo o evento e até descolou uma 7.83 na final, mas a australiana Layne Beachley e a sul-africana Heather Clark também se deram bem na decisão e deixaram Andrea em terceiro e a havaiana Rochelle Ballard em quarto.


Layne ocupava o último lugar na batalha, mas conseguiu uma onda na parte intermediária do pico e arrancou 8.53 para assumir a ponta.


Pouco tempo depois, ela ampliou vantagem e deixou Heather precisando de 6.27 e Andrea de 5.94. A brasileira ainda tentou a virada na última onda, mas os juízes deram 5.13.

O ISA Masters teve ainda as finais das categorias Master (acima de 35) e Grand Kahuna (acima de 50). Os veteranos do evento travaram um belo duelo na decisão e quem ficou com o ouro foi o sul-africano Chris Knutsen, autor de 7.67 e 7.50 na vitória sobre o costa-riquenho Craig Schieber, o norte-americano Allen Sarlo e o francês Eric Graciet.


Já os caçulas levaram a galera ao delírio com um verdadeiro espetáculo comandado pelo sul-africano Greg Emslie, ex-top da elite mundial.



Greg vinha surfando muito durante toda a competição e voltou a dominar seus adversários para registrar impressionantes 19.46 pontos no duelo com o venezuelano Magnum Martinez - campeão em 2012 - e os também ex-tops do WCT Kalani Robb e Sunny Garcia, do Hawaii.



Para vencer a decisão, Greg mandou 9.83 e 9.63 nas duas melhores ondas, dando-se ao luxo de descartar 7.50 e 6.60.



Quem mais chegou perto foi Kalani Robb. De volta às competições depois de um longo período, Kalani exibiu muita fluidez nas direitas de Montañita e somou 6.83 e 7.67 na final.


Para finalizar a competição, a direção do ISA Masters colocou na água a final do Aloha Cup, disputa por revezamento entre equipes.

Os australianos levaram a melhor sobre os venezuelanos, brasileiros e havaianos.



Resultados do ISA Masters 2013

Master

1 Greg Emslie (Afr)
2 Kalani Robb (Haw)
3 Magnum Martinez (Ven)
4 Sunny Garcia (Haw)

Grand Master

1 Sunny Garcia (Haw)
2 Marcelo Alves (Bra)
3 Love Hodel (Haw)
4 Dean Randazzo (EUA)

Kahuna

1 Mike Latronic (Haw)
2 Andre Malherbe (Afr)
3 Jojó de Olivença (Bra)
4 Ricky Schaffer (EUA)

Grand Kahuna

1 Chris Knuset (Afr)
2 Craig Schieber (Crc)
3 Allen Sarlo (EUA)
4 Eric Graciet (Fra)

Feminino

1 Layne Beachley (Aus)
2 Heather Clark (Afr)
3 Andrea Lopes (Bra)
4 Rochelle Ballard (Haw)

Aloha Cup (revezamento)

1 Austrália
2 Venezuela
3 Brasil
4 Hawaii

Ranking final por países


1 Hawaii
2 África do Sul
3 Estados Unidos
4 Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário