quinta-feira, 23 de maio de 2013

Ciclismo - Visconti vence a segunda no Giro d'Italia

Fonte Prólogo
Foto: Graham Watson
Com percurso quase totalmente plano, a expectativa para a 17ª etapa do Giro d'Italia era a de uma nova vitória de Mark Cavendish. Mas um GPM de 4ª categoria no fim do percurso foi o suficiente para tirar o britânico da disputa. Melhor para Giovanni Visconti, que atacou nos últimos 17 quilômetros, administrou a vantagem e venceu pela segunda vez no Giro d'Italia. Foi a quarta vitória da equipe Movistar na competição, a terceira consecutiva.


O pelotão da maglia rosa cruzou com 19 segundos de desvantagem para Visconti não havendo alterações entre os dez primeiros. Navardauskas (Garmin Sharp) e Mezgec (Argos Shimano) completam a lista dos três melhores do dia. Nibali (Astana) segue como líder, seguido por Evans (BMC), Urán (Sky) e Scarponi (Lampre Merida).

Com grande parte do seus 214 km entre Caravaggio e Vicenza plano, as emoções da etapa ficaram reservadas para os últimos quilômetros. A fuga do dia foi composta por quatro atletas Luke Durbridge (Orica-GreenEdge), Miguel Angel Rubiano (Androni Giocattoli-Venezuela), Gert Dockx (Lotto-Belisol) e Maxim Belkov (Katusha), que se mantiveram juntos até o início do GPM.

Mesmo sabendo que o percurso não lhe era totalmente favorável, Mark Cavendish (Omega Pharma) e sua equipe mantinham-se na frente do pelotão. Mas logo no início da escalada, que tinha picos de 12% de inclinação, o britânico perdeu contato com o pelotão finalizando a prova com mais de um minuto e meio de desvantagem.

Entre os ciclistas da fuga, Miguel Rubiano foi o que por mais tempo permaneceu na liderança. Mas a 17 km do fim, na escalada de Crosara, Giovanni Visconti atacou, alcançou os líderes, e se distanciou na descida.

Nos últimos 10 quilômetros, com o percurso novamente plano, inúmeras tentativas de ataque do pelotão foram lançadas. Mas desorganizadas e sem trabalho de equipes, elas apenas colaboraram com Visconti, que administrou uma vantagem que oscilou na casa dos 20 e 30 segundos, e venceu pela segunda vez no Giro d'Italia 2013. 

O Giro segue nesta quinta-feira com a cronoescalada individual. Acompanhe o minuto a minuto no hotsite da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário