segunda-feira, 22 de julho de 2013

Bodyboard - Circuito Cearense de Bodyboard

Por: George W. Noronha
Pódio Profissional Masculino - Foto: Hélio Bacana
Cearenses Renata Úrsula e Ricardo Barbosa roubam a cena nas categorias profissionais do Pena Bodyboard Ceará.
Sal, sol, ondas, atletas de alto nível e muita gente bonita. Esses foram os ingredientes que garantiram o brilho da 1ª Etapa do Pena Bodyboard Ceará 2013, evento que abriu oficialmente o Circuito Cearense da modalidade e reuniu cerca de 200 atletas na Barraca Guarderia Brasil, na Praia do Futuro.

A primeira final a entrar na água foi a categoria Open Feminino vencida por Ingrid Silva que se beneficiou com a interferência cometida por Vida Andrade, que liderou a bateria até os últimos minutos mas acabou tendo de se contentar com a terceira colocação. Na segunda colocação ficou a atleta Thaina Fernandes com Vanessa Prado completando o pódio.
Na sequência foi a vez das categorias de base mostrarem que não estão pra brincadeira. Na estreante vitória para Lucas Medeiros, com Rodrigo Matos, Thalisson Maciel e Robert Braga na segunda, terceira e quarta colocações respectivamente. Na Iniciante, a final foi marcada pelo equilíbrio e o elevado nível nas disputas em que a liderança mudou várias vezes de mãos. No final o grande vencedor foi Willian Cabral, com Heitor Rocha em segundo, Diego Gomes em terceiro e Jorge Luiz em quarto.
Logo em seguida foi a vez dos astros de outrora da Master protagonizarem uma final repleta de emoções com duelos emocionantes. No final melhor para Luiz Carlos Araújo, que foi feliz tanto na escolha das ondas, quanto na execução das manobras. Em segundo lugar e mostrando muita disposição e gás, Melk Lopes comemorou muito e avisou que esse ano retornou com todo gás. Na terceira colocação ficou o atleta Renato Casas, com Vladinir Maciel em quarto.
Após a apresentação dos Masters foi a vez da Open Masculino concentrar todas as atenções do público presente. O grande destaque ficou por conta da atuação de Marcelo Gonçalves, que com apenas 14 anos e competindo em uma categoria acima de sua idade, conseguiu arrancar dos árbitros as maiores notas da bateria para se consagrar o grande campeão da Open, a principal categoria entre os amadores.
“Estou muito feliz de ter conseguido vencer uma categoria tão importante. Desde que comecei a praticar o bodyboard eu sempre sonhei em ser um grande campeão. E nesse evento eu só pensava nisso, em virar um grande atleta como o Roberto Bruno, o Eder Luciano, ou quem sabe chegar aonde Isabela Sousa chegou. Sei que ainda estou muito longe de atingir esses objetivos, mas com foco e fé em Deus, sei que um dia eu chegarei lá, vocês vão ver”, declarou Marcelinho.
Mas, apesar das boas disputas nas cinco finais das categorias amadoras, a grande expectativa estava por conta das finais das duas categorias profissionais. Os primeiros a entrar na água foram os finalistas da Masculino. E mesmo com a presença do catarinense campeão mundial Eder Luciano e do Pentacampeão Brasileiro, Roberto Bruno, o cearense Ricardo Barbosa não tomou conhecimento e dominou a bateria para vencer a 1ª etapa do cearense de bodyboard e largar na frente da corrida pelo cobiçado título de Campeão Cearense de Bodyboard Profissional. Eder Luciano terminou na segunda colocação, com Roberto Bruno em terceiro e Francisco Robson fechando o pódio na quarta colocação.
Após o show dos profissionais da masculino, teve início a bateria mais esperada da competição devido a participação da atual Campeã Mundial de Bodyboard, a cearense Isabela Sousa. Muita disputa e forte marcação deram o tom dessa bateria que foi liderada do início ao fim por Renata Úrsula e guardou as maiores emoções para o último minuto das disputas, quando Isabela por pouco não consegue uma virada espetacular. Contudo, acostumada a vencer alguns dos maiores eventos do mundo, a Bicampeã Mundial dessa vez terminou na segunda colocação. Em terceiro lugar ficou a atleta Patrícia Setúbal e na quarta colocação Kirtys Montenegro-PE.
“Estou muito feliz por ter conseguido vencer. Entrei na bateria concentrada e procurei seguir uma estratégia que havia traçado especialmente para essa bateria. Felizmente, tudo deu certo”, declarou Renata Úrsula.    
Para Isabela Sousa, uma das principais atrações da competição, o evento foi muito bem organizado e apesar de não ter vencido, está muito feliz de ter tido a oportunidade de competir com as novas gerações do bodyboard cearense que se renova a cada ano.
“Naturalmente, eu gostaria de ter vencido. Vim aqui pra isso. Mas, competição é assim. Pra mim foi um ótimo treino para as próximas etapas do mundial que irei participar e poder competir em casa, nesse calor gostoso que só o Ceará, por si só já é um grande bônus”, comentou Isabela.
Para Tom Santiago, Presidente da Federação de Bodyboard do Ceará, o evento foi um verdadeiro sucesso e apesar da época de ondas não ser a ideal, a presença de alguns dos maiores nomes do bodyboard brasileiro e cearense garantiu o espetáculo para quem acompanhou a competição da praia ou através da transmissão Ao Vivo, feita através do site da Pena.
A próxima etapa será no último final de semana de agosto na paradisíaca Praia da Taíba, onde todo o circo do bodyboard cearense irá se reunir novamente em mais uma festa do esporte radical alencarino mais vitorioso da atualidade.
RESULTADOS
PROFISSIONAL FEMININO
1ª Renata Úrsula
2ª Isabela Sousa
3ª Patrícia Setúbal
4ª Kirtys Montenegro
PROFISSIONAL MASCULINO
1º Ricardo Barbosa-CE
2º Eder Luciano-SC
3º Roberto Bruno-CE
4º Francisco Robson-CE
OPEN MASCULINO
1º Marcelo Gonçalves
2º Lucas Santos
3º Paulo Kennedy
4º Raul Arthur
OPEN FEMININO
1ª Ingrid Silva
2ª Thaina Fernandes
3ª Vida Andrade
4ª Vanessa Prado
MASTER MASCULINO
1º Luiz Carlos Araújo
2º Melk Lopes
3º Renato Casas
4º Vladinir Maciel
ESTREANTE
1º Lucas Medeiros
2º Rodrigo Matos
3º Thalisson Maciel
4º Robert Braga
INICIANTE MASCULINO
1º Willian Cabral
2º Heitor Rocha
3º Diego Gomes
4º Jorge Luiz

A 1ª Etapa do Circuito PENA Bodyboard  Ceará 2013 contou com o Patrocínio Oficial da marca PENA, Co-patrocínio da High ScoreGenesis e The One. Apoio: Afloat, Max Food, SurfStore, Adrena Produções, Boolt Soft, Point Center Michelin, Escolha Comunicação e Açaí Top.
Realização: Federação de Bodyboarding do Ceará - FBCE
Arbitragem: ACEAB
Homologação: CBRASB


Nenhum comentário:

Postar um comentário