terça-feira, 23 de julho de 2013

Corridas de Montanha - Copa Paulista de Corrida de Montanha 2013 - 8ª etapa

por Corridas de Montanha
Foto - Site  Corridas de Montanha
No dia 28 de julho, atletas de todo o Brasil desafiarão a altitude e as baixas temperaturas da Serra da Mantiqueira em busca dos principais títulos de atletismo de aventura do país. Trata-se dos Campeonatos Brasileiros Caixa de Corridas em Montanha, que serão disputados em quatro modalidades: Adulto Masculino, Adulto Feminino, Juvenil Masculino e Juvenil Feminino.
O evento integra ainda a Copa Paulista de Corridas em Montanha, que tem revelado nomes como os de Célio Augusto da Rosa e Luzia Aluisio Mesquita, líderes nas categorias “Longo Geral Masculino” e “Longo Geral Feminino”, respectivamente.

A prova será realizada na cidade de Monteiro Lobato, no interior de São Paulo, de acordo com as regras da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) para cross country, nome em inglês para corrida no campo, e tem como principal desafio as íngremes e desniveladas subidas.
Considerada uma das sedes mais encantadoras do circuito brasileiro, Monteiro Lobato tem um percurso rodeado de belezas naturais e condições perfeitas para a prática de esportes de aventura e alto rendimento. Famosa pela arte e culinária caipira, a cidade preserva o maior patrimônio da literatura infantil brasileira – o Sítio do Pica-Pau Amarelo, da obra do autor que dá nome ao município.
Atenção às mudanças               
Devido ao calendário de eventos esportivos deste ano, a disputa não será válida como seletiva para os VI Campeonatos Sul-Americanos de Corridas em Montanha, programados para acontecer no próximo dia 21, em Cajamarca, no Peru. Diante disso, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) elegeu por critérios técnicos os atletas que irão concorrer aos títulos. A partir de 2014, a programação do evento deve seguir sem alterações.
Os Campeonatos Brasileiros Caixa de Corridas em Montanha são realizados pela CBAt e organizados pelo Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha, e contam com o patrocínio oficial da Caixa Econômica Federal.
SOBRE AS CORRIDAS DE MONTANHA
cross country (corrida no campo) foi criado na Inglaterra, no início do século XIX, e era praticado por estudantes de universidades como as de Cambridge e Oxford. Muito diferente do que é o hoje, o esporte era conhecido pela “caça ao papel”, em que um grupo de corredores seguia por um percurso em terreno aberto, escolhido aleatoriamente, e deixava marcas de papel pelo chão. A equipe adversária, no entanto, tinha como missão seguir o rasto do grupo rival na tentativa de alcançá-lo.
No Brasil, a modalidade é caracterizada por corridas em trilhas e serras, e surgiu oficialmente com a criação do Circuito Brasileiro de Corridas em Montanha, em 2004. Inicialmente, aprovas eram disputadas apenas na distância de 21 km, mas em 2006, com o reconhecimento da modalidade pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), as competições foram alinhadas às regras da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e passaram a ser disputadas também na distância de 12 km.

SERVIÇOS
Evento: Campeonatos Brasileiros de Corridas de Montanha
Data: 28 de Julho de 2013
Local: Pedra do Om, Bairro do Souza, Monteiro Lobato – SP
Telefone:(12) 3971-1847

PROGRAMAÇÃO
Sábado,dia 27 de Julho
Entregade kits, das 14h00 às 18h00, na Praça Deputado Cunha Bueno, Centro
Domingo,dia 28 de Julho
Aberturada área de transição, às 05h00
Entregade kits, das 05h30 às 07h00, no local do evento – IMPRORROGÁVEL
Largadado Curto e Longo, às 08h00
Premiação, às 11h00
* O Horário da premiação pode sofreralterações sem aviso prévio, fique atento aos informes do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário