terça-feira, 2 de julho de 2013

Surf - Artur Silva larga na frente do Circuito Cearense de Surf 2013

por George Noronha
Artur Silva na 1ª etapa do Circuito Cearense de Surf 2013 - Foto Everardo Santana.
Durante os dias 28, 29 e 30 de junho todas as gerações do surf cearense estiveram reunidas nas ondas da Praia do Futuro, na Barraca Vira Verão, para definir o ranking inicial do MARESIA Apresenta: Circuito Cearense de Surf 2013-Reggae Club Surf Pro.


As chuvas torrenciais que caíram nos dois primeiros dias da competição não foram suficientes para ofuscar o brilho das mais novas promessas do surf alencarino. Mas, foi no domingo que o verdadeiro show rolou com a estreia dos profissionais e com todas as finais das 12 categorias em disputa. Até o sol resolveu aparecer para garantir o domingão de praia lotada e muita disputa dentro d’água.

E o grande campeão da principal categoria do evento foi Artur Silva, que mais uma vez mostrou que quando o assunto é competir no quintal de casa ele se transforma em um predador voraz. De poucas palavras, mas com ataques precisos, Artur Silva foi construindo sua vitória ainda nas fases iniciais da competição, vencendo todas as baterias que disputou, com exceção da semifinal, concluindo sua apresentação com uma exibição irretocável em uma final repleta de estrelas ex-campeões cearenses dessa categoria. Saiu do mar ovacionado pela torcida que comemorou muito a conquista do ídolo. Michel Roque bem que tentou, mas não conseguiu superar o local que soube aproveitar bem o conhecimento das ondas para tirar leite de pedra e superar também os Izaías Silva e Edvan Silva, respectivamente terceiro e quarto colocados.

Na Open o grande vencedor foi o local da Praia do Iguape Luiz Silva, que vencendo todas as baterias que disputou facilitou o trabalho dos árbitros que não tiveram dúvidas ao conduzi-lo para o lugar mais alto do pódio da principal categoria dentre os amadores. Patrick de Souza, o potiguar Emanuel Souza e Antônio Azevedo completaram o pódio nessa ordem.

Entre os Juniores melhor para Rafael Venuto que soube escolher melhor as ondas para superar Luiz Silva, Davi Sobrinho e Rafael Tigrão.

Na categoria Mirim o grande campeão foi Francisco Lailson e entre os iniciantes o domínio foi dos irmãos Mathias Ramos e Matheus Ramos que ficaram com a primeira e segunda colocações respectivamente.

Na Infantil o pequeno grande campeão foi o local da Praia do Icaraí Cauã Costa que mostrou personalidade de gente grande para superar seus adversários.

Nas categorias da modalidade Feminino vitória para Thais Morais e Juliana Sousa que faturaram a Open e a Iniciante respectivamente.

Já entre os veteranos a maior surpresa foi a disposição que essa turma demonstra e que parece aumentar com o passar dos anos. E apesar dos vários destaques, os títulos da etapa ficaram mesmo foi com Cardoso Júnior na Kahuna, Juvemar Silva na Senior e Sérgio Ricardo na Master.

Completando o amplo quadro das categorias tivemos mais uma vitória do atual campeão da categoria mais clássica da competição, com Geraldo Lemos levando mais um caneco na Longboard.

A etapa de abertura do Circuito Cearense de Surf 2013 mostrou mais uma vez porque é um dos certames mais disputados no país e por isso mesmo ao longo de seus 25 anos de existência tem elevado o nível do surf cearense a ponto de revelar sistematicamente talentos como Heitor Alves, que podia ser visto circulando pelo evento e distribuindo autógrafos e muita simpatia para seus fãs.

“Estamos muito satisfeitos em ver que o surf cearense continua crescendo e revelando novos talentos. O que pudemos ver nesse fim de semana foi o surgimento de uma nova geração que sabe muito bem aonde quer chegar e se prepara para assumir seu lugar no Olimpo do surf nacional. Sem sombra de dúvida em poucos anos teremos novos Messias Félix e Pablos Paulinos despontando para o surf mundial e principalmente, dando continuidade à tradição cearense de forjar talentos de reconhecido nível internacional”, declarou Amélio Júnior, Diretor Executivo da Federação Cearense de Surf.

As próximas etapas ainda terão suas datas e locais confirmados e segundo o Presidente da FCS, Romero Jucah, a entidade está trabalhando para ao final das cinco etapas do circuito de 2013, iniciar 2014 com o retorno ao Ceará da etapa do WQS, a divisão de acesso à Elite do Surf Mundial.

RESULTADOS

Profissional

1º Artur Silva
2º Michel Roque
3º Izaías Silva
4º Edvan Silva

Open

1º Luiz Silva
2º Patrick de Souza
3º Emanoel de Souza-RN
4º Antônio Azevedo

Junior

1º Rafael Venuto
2º Luiz Silva
3º Davi Sobrinho
4º Rafael Tigrão

Mirim

1º Francisco Lailson
2º Félix Júnior
3º Israel Júnior-RN
4º Ronaldo de Souza

Iniciante

1º Mathias Ramos
2º Matheus Ramos
3º Davi Sales
4º Cauã Costa

Infantil

1º Cauã Costa
2º Luiz Felipe
3º Thiago Eduardo
4º João Victor

Master

1º Sérgio Ricardo
2º Rogério Dantas
3º Alexandre Rodrigues
4º Urso Ferreira

Senior

1º Juvemar Silva
2º Alexandre Rodrigues
3º Urso Ferreira
4º Alessandro Nogueira

Longboard

1º Geraldo Lemos
2º Jhone Quest
3º Mardônio Chanel
4º Marcelo Bibita

Kahuna

1º Cardoso Júnior
2º Hermano Frota
3º Wladimir Lobo
4º Marcelo Bibita

Feminino Open

1ª Thais Morais
2ª Yanca dos Santos
3ª Yanca Costa
4ª Larissa dos Santos

Feminino Iniciante

1ª Juliana Sousa
2ª Yanca Costa
3ª Letícia Cavalcante
4ª Kilvia Cardoso

O MARESIA Apresenta Circuito Cearense de Surf 2013 Reggae Club Pro Surf 1ª Etapa contou com os patrocínios de MARESIA e Reggae Club. Apoio: TNT, Procopy, COOPS, TECCEL, D’Cofribras, Frequência Positiva, Governo do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza. Realização: Federação Cearense de Surf e Top 16 Promoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário