quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Surf - Yoga no AR+ZEN

Seja muito bem-vindo. Leia algumas considerações importantes antes de começar sua prática conosco: lembre-se de que você é responsável pela integridade e pela saúde do seu corpo. É importante que você faça exames médicos e uma avaliação postural fisioterápica antes de iniciar a prática. Se tiver alguma restrição fí­sica ou de saúde, ou contra-indicação médica, não deixe de avisar. Mesmo sendo saudável, não pratique asanas se tiver febre, gripe, enxaqueca ou qualquer outra doença passageira.

Evite fazer a prática do Hatha Yoga, ou de qualquer uma de suas diversas modalidades, sem a supervisão de um instrutor competente e acompanhamento médico nos seguintes casos: se você tiver hipertensãoproblemas cardí­acoshérnia de disco,disco vertebral deslocadohérnia inguinalúlcera péptica ou outros problemas graves de saúde. Hipertireoidismo ehipotireoidismo pedem cuidados especiais para cada caso, precisando de um acompanhamento médico.
Se você for mulher e estiver entre o primeiro e o terceiro dia do seu perí­odo menstrual, deverá considerar a possibilidade, por motivos energéticos, de evitar as posturas finais de inversão sobre os ombros ou sobre a cabeça, ou outras em que o úterofique acima do coração. Embora haja muitas mulheres que não interrompem a prática dessas posições durante a menstruação, há algumas que se sentem muito desconfortáveis ao fazê-las. Veja se esse é o seu caso. Na opinião de alguns, as mulheres não devem praticar durante esses três primeiros dias do ciclo menstrual. Em caso de gravidezevite praticarasanas durante os primeiros três meses de gestação e no último. Aconselhe-se com o seu médico a esse respeito.
Compareça às aulas regularmente e pratique em casa os exercícios recomendados. Quando for possí­vel, adquira o seupróprio tapetinho antiderrapante individual, mais apropriado para praticar asanas. Ao fazer sua prática em casa, prepare bem o espaço, evitando praticar asanas próximo de móveis ou objetos com os quais você possa se machucar no caso de perder o equilí­brio ou cair.
Na medida do possí­vel, pratique todos os dias no mesmo horário, para adquirir disciplina. Somente a prática constante irá proporcionar mudanças profundas no seu corpo e na sua mente. Para dominar o método e de fato tirar algum resultado positivo das práticas, é preciso fazer um treino sistemático constante, de forma que se possa progredir harmoniosamente.
pontualidade é muito apreciada. Caso chegue atrasado à aula, aguarde até o final dos mantras iniciais e então entre em silêncio, após o convite do professor, evitando fazer barulho. Se você precisar sair antes do final da prática, faça-o antes do relaxamento.
Para as práticas de Ashtanga Vinyasa Yoga, traga sempre uma toalha grande para usar quando for necessário receber ajustes do seu professor. Por razões energéticas, desaconselha-se o banho logo após praticar. Tome banho antes da prática.
O ideal é fazer a prática em jejum, com o estômago, a bexiga e os intestinos vazios. Caso haja extrema necessidade, coma algo leve e em pequena quantidade (frutas são uma boa opção), lembrando sempre de mastigar bem. Prefira os lí­quidos ehidrate-se antes de começar. Evite comer até meia hora após terminar a prática.
Escolha, para praticar, roupas leves e confortáveis, que não cortem a circulação e lhe permitam ter liberdade de movimentos. Antes da prática, tire relógio, pulseiras ou colares.
Se algum exercício produzir dor ou desconforto, evite fazê-lo nas próximas práticas. Ouça o seu corpo. Seja natural e aprenda a usar a intuição e a aplicar a espontaneidade nas práticas. Esforce-se, mas não force os seus limites. Persevere, mas não se torture. Desfrute a prática!
Respire de forma uniforme ritmada o tempo todo, mantendo o som sussurrante do ujjayi pranayama na garganta. Tome consciência de como os diferentes exercícios modificam a respiração e como isso se reflete no fluxo do seu pensamento. Evite que os ritmos respiratório e cardí­aco se acelerem demasiadamente.
Observe a atitude com que você entra na prática: evite a competição, seja com os demais, seja consigo próprio. Evite também comparar seu rendimento de hoje com o de ontem.
Interrompa a prática se perder o fôlego ou se ficar muito cansado. Redobre a sua atenção quando perceber que a respiração para de fluir. Esse é um sinal de que você pode estar ficando cansado e, consequentemente, expondo-se a acidentes. Faça osvinyasas de acordo com a sua capacidade. Entre e saia das posturas conscientemente: não ultrapasse a sua resistência eadapte os exercícios às suas possibilidades. Não tensione o corpo durante a permanência nos asanas.
Lembre que alguns exercícios são opcionais e que você deve conhecer e respeitar os seus limites para praticar de maneirasegura. Evite exageros e mantenha-se consciente o tempo todo: use o bom senso! Leve em consideração que você não deve encarar os exercícios como um fim em si mesmo, senão como veículos para exercer a atentividade mental. Lembre que você não precisa fazer todos os exercícios e que o Yoga não é nenhum deles, mas o estado em que você entra ao fazê-los. Desfrute a prática!
shantipath (“invocação à paz”), a saudação que fazemos ao concluir a prática, diz “Om shanti, shanti, shantih. Harih Om“, que significa “que haja pazpaz, perfeita paz“. O Om é a vibração primordial que move o Universo.
O Yoga é uma filosofia de vida que tem como objetivo unir os poderes do corpo, da mente e do espí­rito (consciência). É sempre um prazer compartilhar com você o conhecimento desse universo, tão vasto e profundo. Pergunte, coloque suasdúvidas e compartilhe suas experiências. Informe-se sobre livros, DVDs, cursos, workshops, palestras e encontros, essenciais para um melhor entendimento e aprofundamento no Yoga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário