segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Ciclismo Urbano - Por segurança, laser projeta bicicleta no asfalto

por Eu Vou de Bike
Nós já falamos muitas vezes por aqui que o segredo para uma pedalada noturna segura é usar muita iluminação na bicicleta, tanto na frente como atrás.
Na parte traseira, é importante usar luzes piscantes vermelhas para alertar os motoristas que ali há uma bicicleta em movimento. A luz dianteira é importante para iluminar o caminho e, principalmente, ser visível para pedestres e motoristas que olham no espelho retrovisor.
Para melhorar essa comuicação visual na parte dianteira da bicicleta, um grupo de designers criou um laser que emite luz e projeta a imagem de uma bicicleta no asfalto no percurso que a bike vai percorrer. A imagem projetada aparece cerca de 3 metros na frente da roda dianteira.
 A lanterna, que foi batizada de Blaze, faz parte de um projeto financiado por meio de crowdfunding no KickStarter. Seus criadores afirmam que ela pode alertar motoristas que vão mudar de faixa ou fazer curvas durante a noite, uma vez que bicicleta verde projetada no asfalto vai alertá-los da presença da bike.
Na nossa opinião, no entanto, o equipamento ajuda mais na prevenção de acidentes com pedestres do que com carros. Para os carros, ainda sugerimos uma forte lanterna branca, de preferência piscante, que chame bem a atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário