quarta-feira, 12 de março de 2014

Stand Up Paddle - 1º Ladies SUP Day

Por: George W. Noronha
Um show do ZEN Supismo para homenagear as mulheres cearenses
No último sábado, 8 de março, um animado grupo reuniu-se para celebrar o Dia Internacional da Mulher e de quebra, curar a ressaca do Carnaval com muito estilo. Eram as participantes do 1º Ladies SUP Day, evento concebido para homenagear não somente as cearenses, mas todas as mulheres e em especial as SUPer Mulheres, aquelas que recentemente descobriram o incrível prazer de praticar o SUP-Stand Up Paddle.
O evento rolou nas pacatas águas do Rio Pacoti e o palco foi o Pono Point, barraca que tem como tema de sua decoração a ilha de Bali. Entre budas, dragões, gongos e muitas outras figuras da cultura oriental, cerca de 60 participantes, sendo 40 mulheres e cerca de 20 acompanhantes,  tiveram aula coletiva de Yoga e SUP Yoga e participaram de um descontraído passeio pelo exuberante manguezal do Rio Pacoti.

Para Edinete Mendes, uma das várias participantes que alugaram a prancha no local e tiveram o primeiro contato com o SUP, foi uma ótima oportunidade para viver novas experiências:
“Eu nunca havia praticado Yoga e muito menos o SUP. Fiquei encantada com tudo. Com a aula de Yoga e de SUP Yoga, que eu ainda não conhecia e foi bem legal e principalmente, com a experiência com o SUP. Eu nunca tinha subido em cima de uma prancha e confesso que foi bem mais fácil do que eu imaginava. Vim com o meu marido e fiquei muito feliz e me senti realmente homenageada. Agora, com toda certeza, vou virar praticante das duas modalidades”, afirmou Edinete.

Segundo os organizadores do evento, o encontro não poderia ter sido melhor e a segunda edição do Ladies SUP Day, em 2015, já está sendo planejado:
“Reunir cerca de 60 participantes entre mulheres e seus acompanhantes no primeiro sábado após o Carnaval foi um feito que superou nossas melhores expectativas. Pelo fato do evento ter sido puramente participativo e não competitivo, não houve perdedores e o clima de alegria e descontração não poderia ter sido melhor. Todas as participantes foram homenageadas com medalhas de participação e camisas alusivas ao evento e já estão convidadas para a segunda edição, no ano que vem”, declarou Romero Jucah, um dos organizadores.
Para Roberta Gomes e Gisele Maia, responsáveis pelas atividades de SUP Yoga e Yoga respectivamente, foi uma ótima oportunidade para apresentar às participantes a filosofia de integração com a natureza, que esses esportes proporcionam:
“Para nós foi um privilégio participar de um evento como esse e poder apresentar uma nova maneira de encarar a vida urbana buscando o contato com a natureza, que algumas vezes pode estar bem mais próxima de nós do que imaginamos”, declarou Gisele Maia, do Espaço Respire.
O encontro foi encerrado com uma palestra sobre o tema: As Políticas Públicas para a Saúde da Mulher, proferida por Larissa Gaspar, da Coordenadoria da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura de Fortaleza.
SAIBA MAIS
SUP – O Esporte que mais cresce no mundo
Afirmar que um esporte é o que mais cresce no mundo não significa dizer que é o mais assistido no planeta, e sim, o que vem arregimentando mais adeptos. E de todos os esportes que surgiram nos últimos anos nenhum conseguiu atrair tantas pessoas, sobretudo mulheres, como o SUP. A maioria dos esportes levaram anos até que as mulheres realmente conseguissem se inserir de maneira efetiva e alguns ainda lutam para quebrar barreiras nesse sentido. Mas, com o SUP a história é outra, pois, a cada dia mais mulheres descobrem o prazer de praticar um dos esportes de ação mais democráticos de todos os tempos.
SYB – SUP Yoga Brazil Lifestyle – Pioneiro na prática do Sup Yoga no Ceará, no Nordeste e segundo no Brasil, o grupo é formado por incentivadoras convictas da prática de SUP, de Yoga, e de outras atividades ao ar livre que buscam disseminar tais esportes como forma de manter a saúde em interação com a cidade e principalmente com a natureza. Responsável pela atividade: Roberta Gomes;
Espaço Respire Yoga e Pilates – Pensado para atender aqueles que buscam a evolução da sua qualidade de vida, da saúde física e mental e auto-conhecimento através da Yoga e do Pilates, o Espaço Respire oferece aulas de Ashtanga Yoga, Hatha e Pilates Fitness, com professores formados. Ficou responsável por levar um pouco de sua filosofia para o evento através de Gisele Maia;

Coordenadoria da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura de Fortaleza – Desenvolveu a atividade de divulgação de Políticas Públicas para a Saúde da Mulher, realizadas pela PMF. Palestrante: Larissa Gaspar.
Pono Point – A exuberante natureza que cerca o Pono Point por si só já justificaria a visita de qualquer amante do meio ambiente, mesmo que apenas para apreciar o Rio Pacoti e o mangue que o cerca. Mas, um atrativo a mais surpreendeu todos os participantes: a exótica decoração balinesa que torna o local um pequeno pedaço de Bali no Brasil.
O 1º Ladies SUP Day contou com o Patrocínio de Asa Sul. Apoio: Reggae Club, Konibaa, SYB Lifestyle, Espaço Respire Yoga e Pilates, ASUP-Ce, Bitenka SUP School, Pono Point e Clube Águas Abertas. Promoção e realização: R Fun e W. Noronha Comunicação.

Por: George W. Noronha em 11/03/2014hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário