quarta-feira, 30 de abril de 2014

Surf - Desafio inédito na mística onda do Parcel em Balneário Camboriú

Por: João Carvalho
O Encontro de Gerações Parcel BC Invitational terá uma janela de espera de seis meses para acontecer no melhor dia de ondas entre 1.o de junho e 1.o de dezembro
Está confirmado o primeiro campeonato de surfe da história do Parcel, a onda mais mística de Balneário Camboriú, que quebra a 1,8 km da costa da Maravilha do Atlântico. Surgido de uma ideia dos surfistas locais de uma das maiores surf cities do Brasil, o ENCONTRO DE GERAÇÕES PARCEL BC INVITATIONAL 2014 será disputado apenas pelos surfistas da cidade no melhor dia de ondas em um período de seis meses, de 1.o de junho a 1.o de dezembro. Isto porque é raro dar onda no Parcel, só quebra quando o mar está grande, geralmente em ressacas.

O evento será especialmente realizado em memória a Marciano Cavalheiro, salva vidas e pai do surfista e juiz da ASP, Icaro Cavalheiro. Ele morava na Ilha das Cabras, localizada a 800 metros da costa, inclusive, Icaro é o único cidadão a nascer na ilha e foi campeão estadual catarinense em todas as categorias, desde as amadoras até a profissional. Mesmo residindo atualmente no Havaí, ele é um dos 64 surfistas que estão confirmados no Encontro de Gerações Parcel BC Invitational 2014, todos de Balneário Camboriú que fizeram a história do surfe na cidade, alguns ainda fazendo. 
A onda do Parcel, quando quebra, apresenta uma qualidade de nível internacional. Ela entra forte, poderosa, entre a Ilha das Cabras e a ponta da Praia do Coco. A altura varia entre 4 e 6 pés normalmente, mas pode chegar ao dobro disso, com séries desafiadoras de 12 pés nos dias de grandes ressacas. É quando a mística esquerda do Parcel começa com uma boa seção de tubos e segue abrindo a parede por dezenas de metros para várias manobras. Dependendo da direção do swell, entram ainda excelentes direitas, que também é uma onda clássica.
Para disputar este evento a organização estipulou um limite de 64 participantes e escolheu os que fizeram - e ainda fazem - parte da história do surfe da cidade. O Encontro de Gerações é exclusivo para surfistas da cidade. Foram reservadas vagas para os pioneiros, que desbravaram as ondas tanto da costa quanto do próprio Parcel nos anos 70, bem como para campeões mundiais como os irmãos Teco e Neco Padaratz e Matheus Navarro, todos os presidentes da Associação de Surf de Balneário Camboriú, ex campeões locais e estaduais e para uma turma de big riders que construíram uma história naquela onda, tendo até vaga para uma menina representar o surfe feminino de Balneário Camboriú.
Um dos destaques entre os participantes é Willian Cardoso, que há alguns anos vem chegando perto de entrar no seleto grupo dos top-34 que disputa o título mundial da ASP. Mesmo focado nas etapas qualificatórias para o WCT, ele confirmou presença e só espera que o dia clássico do Parcel não seja durante as competições do circuito mundial. 
"É um sonho virando realidade, de poder competir numa das melhores ondas da nossa região com os amigos é algo único", destaca Willian Cardoso. "Além disso, o evento vai colocar Balneário Camboriú num patamar de ondas perfeitas, com nível internacional, para tirar aquele rótulo que aqui só tem onda pequena. Temos potencial e praias que favorecem a prática de ondas grandes para o Brasil".
Outra atração será o jovem Matheus Navarro, um dos talentos da nova geração do surfe de Balneário Camboriú, que foi campeão mundial Júnior da ISA em 2012. "É uma honra muito grande participar desse evento. Poder dividir o outside com os maiores nomes do surf em BC vai ser histórico para mim. Quando comecei, eram eles que eu assistia e poder surfar com todos no "Parcel" será incrível. É uma onda volumosa e só quebra quando está grande, então tem que estar preparado. Só o fato de surfar ao lado da Ilha das Cabras já é muito gratificante. Será um evento histórico". 
Entre os competidores da "Velha Guarda", os pioneiros Carlos Santos, mais conhecido como Havaiano e primeiro surfista da cidade, Bilo Wetter, o surfista mais radical e mais completo da história do surfe de Balneário Camboriú, além de David Husadel, Bita Pereira e Saulo Lyra, entre outros. Eles abriram as portas do surf competição para que surgissem, por exemplo, Nagel Mello, Roni Lazzari, Icaro Cavalheiro, entre muitos outros, como um dos primeiros fabricantes de pranchas da cidade, Marcio Pires, o Nego, das pranchas Fly.
Da geração que começou a surfar nos anos 80 e que despontou no surf nacional e internacional, a lista é encabeçada pelos bicampeões mundiais do WQS, Teco e Neco Padaratz, os patronos do Encontro de Gerações deste ano, James Santos e Luli Pereira, entre tantos outros. Entre os presidentes da ASBC, até o primeiro da história vai participar, Paulo Cabral, ou Paulinho Pequeno, que é shaper da Marbella Surfboards, divide o seu tempo entre o Chile e a Argentina, mas já confirmou presença no evento no dia que for acontecer. 
O atual presidente da Associação de Surf de Balneário Camboriú, o surfista profissional Pedro Norberto, comentou a importância deste evento para a cidade: "Como presidente da ASBC, me sinto privilegiado por este evento acontecer no meu mandato e creio que vai ser sucesso por ser uma ideia alucinante. É importante agradecer a todos os apoiadores e realizadores e também à Prefeitura Municipal na pessoa do seu prefeito Edson Piriquito, por acreditar neste inédito evento!". E ele também vai competir no Parcel. "É um evento inédito e será histórico para a nossa cidade. Certamente, essa confraternização da galera das antigas com a nova geração em um pico tão místico vai ser inesquecível".
COLETIVA DE IMPRENSA - A coletiva de imprensa de lançamento do ENCONTRO DE GERAÇÕES PARCEL BC INVITATIONAL 2014 em memória de MARCIANO CAVALHEIRO, será realizada no dia 31 de maio, às 16h00 na CELD Eventos, bairro Nova Esperança. Logo após, por volta de 17h00 acontecerá um meeting técnico, onde serão explicados aos 64 participantes como funcionará o sistema de disputa, questões que envolvem transporte, segurança e demais detalhes de logística, além do sorteio das baterias, com um jantar de confraternização para fechar a noite. 
No dia seguinte, 1.o de junho, abre-se oficialmente a janela de realização do campeonato com a apresentação dos 64 surfistas em uma cerimônia na Prainha (praia do Meio ou Buraco), no caminho que leva à Praia do Coco. Os competidores receberão seu colar de flores indicando o convite oficial e farão uma roda que será abençoada religiosamente. Para finalizar a cerimônia, uma homenagem especial à família do Sr. Marciano Cavalheiro, que empresta o nome ao evento.
FORMATO DE DISPUTA - Os 64 participantes serão divididos em oito baterias com oito competidores cada. Eles terão 30 minutos para surfar um máximo de três ondas por bateria. Ninguém é desclassificado e todos voltam a se enfrentar na segunda fase, como na primeira. Ao final do dia, a maior nota de cada surfista será multiplicada por dois, para somar com a sua segunda melhor onda. Por exemplo: a maior nota foi 9.50 (x 2) + 7.35 da segunda melhor onda = 26.50. O competidor que somar o maior número de pontos será proclamado o campeão.
Este evento só está acontecendo graças a um acordo firmado entre o Encontro de Gerações, que promove o evento em conjunto com a ASBC - Associação de Surf de Balneário Camboriú, e a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, na pessoa do seu prefeito Edson Dias "Piriquito", através da Fundação Municipal de Esportes. 
"O evento do Parcel, por si só, já está sendo de grande importância para a cidade por se tratar de um evento inédito e que passa a ser referência junto aos demais eventos organizados na cidade de Balneário Camboriú", disse Sandro Bernardoni, secretário da FME. "A partir de agora, os surfistas vão fazer de tudo para a cada ano ter a honra e o privilégio de competir no Parcel. E mais uma vez, a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú faz questão de apoiar o surfe de BC, por entender que é um esporte de referência e projeção para a nossa cidade".
O ENCONTRO DE GERAÇÕES PARCEL BC INVITATIONAL 2014 em memória de MARCIANO CAVALHEIRO tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú através da Fundação Municipal de Esportes e Surfers Paradise, co-patrocínio da Websul Telecom Ltda e Hotel Negrini e apoio das Pranchas Marbella, Fly Surfboards, Cerveja Dado Bier, Surf e Arte, Pescados Kowalsky, LUP Surf, Padang Padang Surf Shop, Chiclete Trunk, Pietras Surf Shop, Mercado Vitorino, FunSurf Estúdio Funcional, Wizard Idiomas, Lelo Skate Boards, Aleci Calçados, At Home, Blog Vento Sul e Waves. Realização do Encontro de Gerações de Balneário Camboriú em conjunto com a ASBC.
Surfistas já confirmados até o momento:
1 - Encontro de Gerações 1 - Carlos Santos "Havaiano"
2 - Encontro de Gerações 2 - Bilo Wetter
3 - Encontro de Gerações 3 - Saulo Lyra
4 - Encontro de Gerações 4 - Icaro Cavalheiro 
5 - Encontro de Gerações 5 - Nagel Mello
6 - Encontro de Gerações 6 - Marcio Pires "Nego"
7 - Encontro de Gerações 7 - Luis Pereira "Lui"
8 - Encontro de Gerações 8 - Mozart Teixeira
9 - Encontro de Gerações 9 - Roni Lazzari
10 - Encontro de Gerações 10 - David Husadel
11 - Luli Pereira - patrono do Encontro de Gerações 2014
12 - James Santos - patrono do Encontro de Gerações 2014
13 - Teco Padaratz - bicampeão Mundial WQS
14 - Neco Padaratz - bicampeão Mundial WQS
15 - Matheus Navarro - campeão Mundial Junior ISA
16 - Makon Gall - convidado Itajaí (com história em BC)
17 - Lelo - convidado Blumenau (com história em BC)
18 - Paulinho Pequeno - Presidentes ASBC
19 - Jackson Berlim - Presidentes ASBC
20 - Didi Olegário - Presidentes ASBC
21 - Sidnei Orsi - Presidentes ASBC
22 - Tim Tones - Presidentes ASBC 
23 - Eduardo Amorim - Presidentes ASBC
24 - Pedrinho Norberto - Presidentes ASBC
25 - Mickey Bernardoni - Com histórico no Parcel
26 - Mario Tetto - Com Histórico no Parcel
27 - Guno Mendes - Com Histórico no Parcel
28 - Claudião Diel - Com Histórico no Parcel
29 - Carlos Henn (Alemão da 2000) - Com Histórico no Parcel
30 - Kita Baungarten - Com Histórico no Parcel
31 - Piruca Jucoski - Com Histórico no Parcel
32 - Bita Pereira - Convidado Florianópolis (com história em BC)
33 - Figue Diel - Convidado organização
34 - Joabe Linhares - Convidado Organização
35 - ASBC 1 - Willian Cardoso
36 - ASBC 2 - João Jucoski
37 - ASBC 3 - Andre Moi
38 - ASBC 4 - Thiago Bruno
39 - ASBC 5 - Alon Campestrini
40 - ASBC 6 - Andre Gonçalves "Cafú"
41 - ASBC 7 - Renan Jensen
42 - ASBC 8 - Rodrigo Bueno "Perereca"
43 - ASBC 9 - Terence Schauffert
44 - ASBC 10 - Alan Marcos "Bolacha"
45 - ASBC 11 - Harry Werner
46 - ASBC 12 - Diego Kuehnen "Batatinha"
47 - ASBC 13 - Thiago Muller
48 - ASBC 14 - Aldo Max

* Nomes que faltam serão confirmados via facebook do Encontro de Gerações, um a cada dia, até o dia 15 de maio
Texto de Klaus Kaiser, organizador do evento
klauskaiser68@gmail.com 
Edição: João Carvalho - JBC Notícias e Assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário