quarta-feira, 30 de julho de 2014

Surf - Circuito Cearense de Surf Master 2ª Etapa

Por George Noronha
Sergio Ricardo - Foto Divulgação
Ondas perfeitas e show de tubos no Portão
Rolou neste fim de semana, em ondas perfeitas de 1m, a 2ª Etapa do Circuito Cearense de Surf Master, evento reuniu alguns dos maiores ídolos da história do surf cearense. O palco para as apresentações foi a Praia do Portão, localizada no Bairro Serviluz e justamente por isso, esse evento entrou para a história do surf cearense.
Antes mesmo de começar o evento tinha um lugar de destaque garantido na história dos esportes radicais cearense, já que se tratava de uma praia que nunca havia recebido um campeonato em mais de 4 décadas de competições.

Mas, outros fatores o deixarão marcado para sempre na memória daqueles que tiveram o privilégio de assistir e participar dessa competição. Os principais e que merecem maior destaque foram a excelente qualidade das ondas, mesmo no período de baixa temporada de surf no estado e a consagração de alguns dos maiores nomes do surf cearense.
Na final da categoria Master, reservada a atletas entre 35 e 40 anos, Lucinho Lima, o único brasileiro a ter cravado o somatório máximo em uma bateria do Circuito Brasileiro de Surf Profissional, mesmo estando fora de forma e sem surfar há dois meses, provou mais uma vez que nas suas veias corre água salgada apresentando um surf que combinava pressão, linha e estilo para arrancar dos juízes as notas que o conduziram ao lugar mais alto do pódio.
Na Grand Master, categoria para surfistas entre 40 e 45 anos, o vencedor foi o eterno ídolo do surf cearense, Fábio Silva. Na Kahuna, para surfistas entre 45 e 50 anos, ninguém conseguiu superar o representante cearense da Seleção Brasileira de Surf no ISA Games, Cardoso Júnior.
Na Grand Kahuna, para atletas acima de 50 anos de idade o campeão foi a lenda viva do surf cearense, Odalto Castro. Entre as mulheres acima de 28 anos Tita Tavares mostrou estar em grande forma e que ainda tem muito fôlego para dar trabalho as novas gerações. Venceu fazendo uma bela apresentação. E na Pais e Filhos, destaque para o veterano Sérgio Ricardo com uma das mais novas promessas do esporte e seu rebento, Raoni.
Mesmo tendo contado com a participação de muitos atletas de renome de toda a história do surf cearense, como pudemos observar, a lista dos campeões é quase um elenco com os principais protagonistas do surf cearense de todos os tempos. Um daqueles acontecimentos difíceis de se repetir e digno de se bater no peito e dizer com orgulho: eu estava lá!!!
A Praia do Portão é uma das mais conhecidas e desejadas pelos surfistas cearenses, mas não se espante se nunca tiver ouvido falar nesse nome, pois, apesar da inebriante beleza de suas pedras e corais, essa não é uma daquelas praias que se possa classificar como ideais para o banho. Sua praia é temporária, isto é, só aparece em dias de maré bem seca, nas luas cheia e nova. Nos demais dias do mês as ondas esbarram no paredão de pedras que forma o molhe que proteje o Porto do Mucuripe, o que dificulta até o surf.
Contudo, o que mais atrai os surfistas são suas ondas constantes. Mesmo estando na baixa temporada de surf devido a ausência dos swells, que são as apreciadas ondulações que as pessoas comuns chamam de ressaca, a Praia do Portão continua bombando excelentes ondas, como o incrível tubo que ilustra essa matéria. Isso se dá devido o posicionamento da Ponta do Mucuripe, que faz com que os fortes ventos e as ondulações desse período favoreçam as ondas não só do Portão, mas também das praias do Vizinho e também da mais famosa de todas, a Praia do Titanzinho.
NA WEB
Confira mais fotos, vídeos todos os resultados dessa competição acessando o blog Manobra Radical
RESULTADOS
Master – 35-40
1 Lucinho Lima
2 Fábio Silva
3 Alexandre Rodrigues
3 Rogério Dantas
Grand Master – 40-45
1 Fábio Silva
2 Sérgio Ricardo
3 Felipa Borges
3º Cardoso Júnior
Kahuna – 45-50
1º Cardoso Júnior
2º Valter Araújo
3º Demóstenes
3º Hermano
Grad-Kahuna – 50 acima
1º Odalto Castro
2º Salu
3º Valter Filho-RJ
3º Lucio Costa
Feminino – 28 acima
1ª Tita Tavares
2ª Raphaela Bahia
3ª Bianca de Miranda
4ª Regina Ferreira
Pais e Filhos
1º Sérgio Ricardo e Raoni
2º Alexandre e Luan Monteiro
Expression Session
Artur Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário