quarta-feira, 8 de outubro de 2014

kite - Estação dos Ventos, Célio Beleza vence a máster, Geraldo Lemos a SUP e Levi Lenz é o melhor na Windwave

Por: George W. Noronha
Célio Beleza - Foto: Natinho Rodrigues
A competição que valeu pontos para os certames estaduais das modalidades Kitewave e Windsurf Wave teve início na sexta-feira (03) com as disputas eliminatórias da categoria Kitewave Profissional. Os primeiros colocados avançaram direto para a terceira fase da competição enquanto os demais precisariam se enfrentar na fase dois da competição, a repescagem. Depois dos profissionais entraram em cena os atletas da categoria Iniciante, seguindo o mesmo modelo de classificação da Pro. Encerrando o primeiro dia de competição tivemos as disputas da SUP Wave em três baterias que classificaram os seus vencedores direto para a fase 3 da competição. O primeiro a garantir vaga vencendo a bateria foi o supista nascido na Paraíba e radicado no Ceará, Laércio Clayton, que aproveitou muito bem as ondas mexidas da Praia do Futuro para garantir a vaga entre os pré-classificados. Depois foi a vez de Geraldo Lemos e Ygon Maia avançarem suas baterias na primeira colocação, colocando pressão em seus adversários que precisariam enfrentar uma difícil repescagem para voltar ao evento principal.
Ventos fracos e difíceis condições marcam o primeiro dia
No primeiro dia os atletas aproveitaram para ajustar os equipamentos e traçar as estratégias para o sábado decisivo, já que, até mesmo os que não conseguiu avançar direto, teria uma segunda chance para se reabilitar na competição no dia seguinte. Mesmo as condições não estando ideias já que os ventos estavam fracos e as ondas pequenas, as previsões indicavam que no sábado tudo mudaria e os competidores poderiam finalmente mostrar o resultado de seus treinos para submeterem-se ao julgamento dos árbitros.
2º dia, sábado
Nas eliminatórias os ventos fracos e poucas ondas impediram que os atletas dispusessem de todo o seu arsenal de equipamentos e manobras. Mas, no sábado, com a sensível melhora nas condições, os competidores finamente puderam dar seu show injetando grandes doses de adrenalina e emoção às fases finais da competição. E ninguém seguiu essa receita com maior disciplina que o competitivo Célio Beleza, que venceu a categoria Wave Profissional faturando de quebra a categoria Master.
Mas, ele não teve vida fácil. Para conquistar os resultados ele teve de superar pedreiras como o motivado atleta da Praia do Iguape, João Carlos, que mesmo tendo avançado as suas baterias classificatórias na primeira colocação, não conseguiu superar Beleza na final da Profissional, que teve Gustavo Foerster e Bruno Lima empatados em terceiro lugar. Na Wave Master, Célio Beleza manteve o bom rendimento para faturar mais uma primeira colocação. Em segundo ficou Fred Jean com um ótimo backside e em terceiro Gilberto Gouveia que também acertou boas batidas na junção em uma disputa muito acirrada.
Grandes performances protagonizadas por alguns dos melhores atletas do estado contribuíram para o alto nível das disputas em todo o evento. Ygon Maia, Lucas Evangelista e Thiago Accioly apresentaram backside forte e competitivo mostrando que não estavam ali pra brincadeira. Thiago Martins também mostrou que vem com tudo esse ano com boas batidas no crítico. Além de vários outros atletas que também mostraram que estão com surf no pé e prontos tentar frustrar o sonho de Célio Beleza de repetir a dobradinha nas próximas duas etapas e conquistar os títulos das duas categorias vencidas por ele.
Entre os supistas, o grande vencedor foi Geraldo Lemos, com Ygon Maia, Gustavo Foerster e Laércio Clayton, completando o pódio em segundo, terceiro e quarto colocados respectivamente. Destaque para Clayton, considerado revelação da competição, por ter conquistado um importante lugar no pódio em meio a grande nomes do esporte.
Na Wind Wave o grande vencedor foi Levi Lenz, que confirmou seu favoritismo largando na frente na corrida pelo título cearense da modalidade.
O alto nível dentro e fora d’água garantiu o show da primeira etapa do Circuito Estação dos Ventos que contou com excelente Staff técnico formado pelos Juízes da Federação Cearense de Surf, considerado um dos mais capacitados do Kitesurf Brasileiro, garantindo assim a lisura e credibilidade dos julgamentos configurando um importante fator para o sucesso de mais um evento no Ceará, um estado que está ensinando ao Brasil como se forma atletas, através de disciplina, muito treino e julgamentos de qualidade.
RESUTADOS
Kitewave
Categoria Profissional
1º Célio Beleza
2º João Carlos
3º Gustavo Foerster
3º Bruno Lima
Categoria Master
1º Célio Beleza
2º Fred Jean
3º Gilberto Gouveia
4º Henrique Barros
Categoria Iniciante
1º Giuseppe
2º Levi Lenz
3º Leonardo
SUP
1º Geraldo Lemos
2º Ygon Maia
3º Gustavo Foerster
4º Clayton Rodrigues
Wind
1º Levi Lenz
Por: George W. Noronha (Fonte: Blog Manobra Radical/Diário do Nordeste) em05/10/2014hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário