segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Ventos e Velas - Barcódromo, Vídeo do Amsterdã Sail 2015 Impressiona Pela Quantidade De Barcos. Assista!

André Sales - Naútica
Entre réplicas históricas e barcos contemporâneos, o Amsterdã Sail 2015 atraiu uma impressionante frota de 8 mil cascos, o maior desfile náutico do mundo. Confira a estreia da seção Splash!, já famosa nas páginas da revista, agora na TV NÁUTICA. Feito em Time-lapse, a movimentação da quantidade enorme de barcos em velocidade aumentada é impressionante! O vídeo é de autoria da Drone Addicts em parceria com o Port of Amsterdam.
A primeira reação de quem vê essa imagem é pensar em uma computação gráfica, tamanha a quantidade de barcos que se aglomeram no Rio Ij, em Amsterdã, liderados pelo Stad Amsterdam, navio gêmeo do nosso Cisne Branco. Mas ela faz parte do mundo real mesmo.

Como uma rica tradição de vela e de mar, os holandeses decidiram trazer de volta às suas águas réplicas de embarcações que fizeram história, como o espanhol Nau Victoria, com o qual o navegador Fernão de Magalhães completou a primeira circum-navegação do globo terrestre, entre 1519 e 1522. O resultado é este verdadeiro desfile náutico, o Amsterdã Sail, que acontece a cada cinco anos, desde 1975, causando congestionamento entre o Mar do Norte e o canal de Amsterdã, em que se incluem os rios Ij e Amstel.
Este ano, em sua 9ª edição, não foi nada diferente. Entre os dias 19 e 23 de agosto, mais de 600 embarcações históricas participaram da festa, que reúne caravelas e barcos a vapor dos séculos passados, sem contar os veleiros e lanchas contemporâneos de vários países que seguem em procissão, ao longo de 12 quilômetros, o que eleva a conta para incríveis 8 mil cascos!
O australiano Young Endeavour, réplica do lendário navio do não menos célebre capitão James Cook (1728-1779), foi uma das atrações, ao lado de uma réplica do navio holandês VOC, que pertencia à Companhia das Índias, baseada em Amsterdã, no século 17. A capital holandesa, é claro, entope de gente.
Nada menos que 500 mil pessoas participaram dos desfiles este ano, que de terra foi acompanhado por um público estimado em 1,7 milhão de pessoas —, o que só faz aumentar a fama da capital holandesa como polo turístico. Enfim, é o maior desfile náutico do mundo.
Veja tudo isso e muito mais na TV Náutica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário