sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Ciclismo - Sim! Benefícios Emocionais de Pedalar

Por Cristiane Costacurta
Nossa são tantos! Vamos falar de alguns! No tópico motricidade, pedalar trabalha o equilíbrio, a destreza, ritmo e consequentemente, a confiança.
O exercício do pedal favorece a liberação de 2 hormônios, responsáveis pelo “ser feliz”! A endorfina é produzida na glândula hipófise e causa a sensação de bem estar, alivia as dores, fortalece o sistema imunológico, melhora o humor e favorece maior disposição física e mental!!! Quer mais? Causa sensação de prazer semelhante ao comer chocolate, só que sem aquisição de calorias indesejadas. Ao mesmo tempo, a liberação da serotonina gera relaxamento que reduz o estresse e irá favorecer o sono, zzzzz….

Na verdade, são vários sistemas atuando simultaneamente.Com o exercício, as contrações cardíacas ficam mais eficazes, assim o sangue circula melhor, irrigando o cérebro e diminuindo as sensações de ansiedade e possíveis sentimentos de tristeza.
Dizem que melhora inclusive as relações sexuais! Como? Ocorre uma melhor tonificação dos vasos das coxas e pernas, melhorando a irrigação sanguínea dos órgãos genitais e vasos pélvicos!
O simples ato de andar de bicicleta transmite sensação de liberdade e relaxamento.
E, nós que pedalamos, acabamos tendo a sensação reconfortante de “pertencer”! Pertencer a um grupo, ser acolhidos por esse grupo, pertencer a uma tribo parecida com a gente! Isso propicia maior confiança na própria identidade.
Finalizando: aqueles que combinam o pedalar a uma dieta saudável podem conseguir redução da gordura corporal, consequentemente mais saúde e melhora na autoestima!
Gente, é simples e fantástico ao mesmo tempo, né? Tudo de bom!
Bora pedalar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário