terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Surf - Ilhas Fiji, Ciclone Atinge o Paraíso

Fonte Waves
Cloudbreak, Fiji, palco de uma das etapas do Championship Tour. Foto: © WSL / Kirstin.
Na foto abaixo, impacto direto do ciclone Winston em Fiji é relatado como o maior na história da região. Este pequeno ponto azul é a localização de ilha de Tavarua, palco de uma das etapas do CT. Foto: Divulgação / WSL.
Imagens aéreas mostraram algumas aldeias, especialmente aquelas em áreas periféricas, completamente destruídas. 
“Parece um país diferente", descreveu um morador da pequena ilha de Viti Levu à Reuters. 
Agora, o governo está incentivando as pessoas a começarem a voltar para suas casas para limpá-las. 
George Dregaso, representante do Gabinete de Gestão de Desastres Nacionais de Fiji, disse à Associated Press que cerca de 80% das 900 mil pessoas do país ficaram sem eletricidade regular. 
O governo local declarou estado de emergência e pediu ajuda a companhias privadas para garantir transporte e suprimentos às famílias atingidas. 
Por enquanto, Austrália e Nova Zelândia autorizaram o envio de kits de emergência para Fiji. Os países oceânicos também forneceram aviões para ajudar a monitorar os danos a áreas remotas.

O CEO da World Surf League (WSL), Paul Speaker, divulgou um comunicado a respeito do desastre ocorrido em uma das etapas do Championship Tour.
"Os pensamentos da WSL estão com nossos amigos e familiares em Fiji no momento. É um lugar de beleza incomparável e um povo de calor inigualável. Nossos corações estão com aqueles que foram afetados", disse Speaker.
A WSL já está em contato com as comunidades de Fiji para ajudar as pessoas mais atingidas pela tempestade. "Assim que os planos forem esclarecidos, vamos certamente atualizar os fãs sobre as formas como poderemos ajudar", anunciou a entidade.

Fontes Portal Terra / Agência Brasil / BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário