quarta-feira, 4 de maio de 2016

Mountain Bike - 2º Desafio Singletrack das Praias

Fonte Diário do Nordeste
2ª Etapa da Copa Serra Sertão-Foto-Pedro Jorge (15)
Nos dias 09 e 10 de abril, foi realizado mais um desafio de mountain bike pelos aventureiros do grupo Singletrack, e desta vez de forma inédita, de Icapuí a Fortaleza, percorrendo cerca de 190km do litoral leste cearense, por mais de 25 praias paradisíacas.

A data do desafio foi devidamente estudada e planejada pelo organizador do grupo, Edilberto Campelo, devido as condições favoráveis de marés, para que o pedal se realizasse seguramente todo por trechos litorâneos, e durante o dia. Segundo o organizador, a maré oferece um intervalo aproximado de 6h para realização de um pedal litorâneo seguro, sem maiores surpresas para os ciclistas.
Na sexta dia 08 de abril, o grupo de ciclistas se concentrou num posto de gasolina no bairro Maraponga, onde depois de deslocaram-se de Fortaleza até Icapuí em ônibus de luxo fretado. Por volta de 23:30h o grupo chegava em Icapuí, para pernoite numa escola municipal com apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí.
No sábado pela manha, dia 09 de abril, o grupo concentrou se na praça central de Icapuí, onde logo após o café da manhã e fotos oficiais, iniciaram o deslocamento até a beira da praia, para iniciar os primeiros 75km até o município de Fortim.
O grupo de 35 ciclistas iniciou exatamente as 08h45 o pedal pela praia, passando pelas lindas praias de Redonda, Ponta grossa, Retirinho, Tremembé, Quixaba até chegar nas proximidades de Majorlandia, já em Aracati, para ser recebido pelos amigos ciclistas do MTB Racing Aracati, Klaus Magno, Ernesto Souza e Marcio Nepomuceno, que esperavam o grupo com uma tenda regada a frutas, aguas, e refrigerante, para hidratação e alimentação dos ciclistas.
Após a parada estratégica, o grupo partiu para seus 25km finais do seu primeiro dia, até o encontro com o Rio Jaguaribe, onde fariam a travessia de barco, para o município de Fortim. Então, por volta de 14h, os ciclistas encontravam o barco contratado para a travessia que os aguardavam no belo rio Jaguaribe. Feita a travessia com muita diversão, os ciclistas percorreram 5km de asfalto até chegarem ao cenNo domingo, a Prefeitura de Fortim, disponibilizou um café da manhã para os ciclistas, que então partiram para os 100km finais para se chegar em Fortaleza.
O pedal iniciou-se na linda praia de Parajuru, passando depois por Canto Verde, Sucatinga, Uruaú, Praias das Fontes, Morro Branco, até chegar em Barra nova, para a primeira travessia do dia. Em seguida, mais um trecho de litoral, até se chegar na segunda travessia, em Aguas Belas, onde o grupo tomou a decisão de subir para o continente, pois a maré já estava quase cheia. Passando por Pindoretama e Aquiraz, o grupo chegou por volta de 18h ao Posto Maluaga, onde encerrava se o desafio. Foram 115km percorridos pelos grupo neste 2º dia, totalizando 190km de pedal em 2 dias de desafio.
Dos 35 ciclistas que saíram de Icapuí no sábado, 31 concluíram o desafio na integra, percorrendo aproximadamente 190 km de faixas litorâneas, com destaque para a participação feminina, com 3 participantes, Sesse Mota, Milena Lourinho e Luana Carvalho.
Nos desafios, o grupo se desloca de forma coesa com agrupamentos a cada 5 ou 10 km, ou em locais específicos pré-determinados pela organização. Um ciclista mecânico, Hortencio Sousa, acompanha o grupo, para eventuais consertos. Existe carro de apoio somente para o transporte de bagagens, que chega no local de pernoite sempre antes dos ciclistas.
O Grupo Singletrack está sempre em atividade, realizando trilhas de mountain bike semanalmente, com percursos variados de 40 a 80km, e normalmente a cada 3 meses em média, realiza os desafios de mountain bike, para interagir o grupo, incentivar novos participantes e divulgar a prática do mountain bike, consolidando laços de amizades, companheirismo e superação entre os seus participantes.
Organização Geral: Edilberto Campelo & Sesse Mota
Carro de apoio das bagagens: Renato Carneiro (Pezão) & Lara Maia
Mecânico: Hortêncio Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário