quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Ciclismo - Ciclista francês bate Recorde da Hora aos 105 anos

Fonte Ativo -
Aos 105 anos, o ciclista francês Robert Marchand fez história na tarde desta quarta-feira (04) ao estabelecer não apenas um novo Recorde da Hora, mas também uma nova categoria para o desafio. Ele se tornou o ciclista mais velho a encarar a pista em busca do recorde e alcançar a distância de 22,547 km pedalados em uma hora, melhor (e única) marca registrada na categoria acima dos 105 anos, criada pela UCI (União Ciclística Internacional) especificamente para Marchand.

Mas este não foi o primeiro feito histórico do ciclista centenário na pista. O primeiro Recorde da Hora estabelecido pelo francês foi em 2012, quando ele pedalou 24,251 km alguns meses após completar 100 anos. Três anos atrás, tornou a encarar o desafio e percorreu 26,927 km, aos 102 anos, estabelecendo sua melhor marca no Recorde da Hora. Marchand, no entanto, lamenta a queda de sua peformance. “Não me sinto em forma como alguns anos atrás. Se estivesse, seria um fenômeno, mas não sou”, diz o ancião, com grande modéstia.
Mas qual é o objetivo de Marchand nessas peripécias? “Não estou aqui para ser campeão, mas apenas para demonstrar que, aos 105 anos, ainda se pode andar de bicicleta”. Cheio de ironia, ele procura não exagerar. “Se completasse 30 quilômetros seria acusado de doping”. O único temor do incansável ciclista é ser obrigado a se afastar do esporte, a ter que parar de pedalar. Mas a se julgar por sua performance, esse dia parece distante.
A força de Marchand é proveniente de seu estilo de vida. Ex-bombeiro, com dieta rígida, longe dos cigarros, ele praticava ginástica e boxe. “Sempre pratiquei esporte, sempre comi muitas frutas e verduras e nunca bebi muito café”. Começou a pedalar aos 67 anos, e hoje roda diariamente com sua bike entre 10 e 20 km, sempre em pista coberta – por questão de segurança. Viúvo desde 1943 e sem filhos, é cardiologicamente considerado um homem de 60 anos, segundo Jean-Michel Richefort, um de seus treinadores. “Ele tem um ritmo cardíaco lento e regular. Tem uma pedalada regular, é eficiente”, acrescenta Gerard Mistler, outro treinador que o orienta .
Marchand nunca foi acometido por doenças, segundo relato de um colega. Submeteu-se apenas a uma operação de catarata, quando já tinha completado o 100º aniversário. Os óculos, só os utiliza quando lê os jornais.
POR ALESSANDRO LUCCHETTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário